O Miss Universo Colômbia, anteriormente conhecido como Concurso Nacional de Beleza, é tradicional no país vizinho e celeiro de beleza e de títulos. Ao longo de seus quase 90 anos de existência – é um dos mais antigos do mundo! – suas vencedoras alcançaram colocações expressivas no Miss Universo, inclusive, levando duas vezes para casa a coroa principal.

Mas, em 2020, o concurso passou por mudanças importantes em sua estrutura. A responsável é a ex-modelo Natalie Ackermann, que desde junho assumiu a diretoria da competição, alterando, inclusive, seu nome. Em meio às alterações, a vencedora do então Concurso Nacional de Beleza, a modelo María Fernanda Aristizabal Urrea, acabou perdendo o título. Logo, uma nova competição decidirá quem será a representante colombiana no Miss Universo.

Ao todo, 31 mulheres irão disputar a chance de chegar ao maior concurso de beleza do mundo. No entanto, uma delas tem se destacado entre a mídia e a população colombiana: Patricia Cuero tem apenas de 18 anos e é apontada como favorita à coroa. Negra, foge aos padrões dos grandes concursos. Mas um detalhe chama a atenção: ela tem uma pinta no rosto, que desce da linha do cabelo até o olho esquerdo, passando pela testa.

A final do concurso acontecerá entre 6 e 16 de novembro, em Barranquilla, seguindo todas as normas e orientações de segurança da OMS (Organização Mundial de Saúde). O Miss Universo está previsto para acontecer no primeiro trimestre de 2021, nos Estados Unidos.

Com informações da Coluna De Faixa a Coroa, da Folha de São Paulo
Foto de capa: reprodução instagram @angiepatriciacuerofans