Aiuruoca realizará ação específica na zona rural

Por Graziela Ricardo Matoso*

O mês de outubro não é só lembrado pela prevenção contra o câncer de mama, mas também pela campanha de vacinação contra a poliomielite. No século 20 a doença era temida pela população, pois paralisava milhares de crianças todos os anos. O problema foi controlado entre os anos de 1950 e 1960 com a chegada de uma vacina eficaz.

A poliomielite afeta principalmente crianças com menos de cinco anos de idade e uma em cada 200 infecções leva a uma paralisia irreversível. Entre os acometidos, 5% a 10% morrem por paralisia dos músculos respiratórios. Os casos de poliomielite diminuíram mais de 99% nos últimos anos. Apesar da doença ser controlada e a maioria dos países terem ampliado os esforços para combater essa e outras doenças infecciosas, construindo sistemas eficazes de vigilância e imunização, ainda não podemos dizer que ela foi erradicada. No ano de 2017 foram notificadas 22 casos e em 2018 foram 29 casos no mundo inteiro.

E uma das formas de combate é a Campanha de Vacinação que ocorre do dia 5 a 30 de outubro. Mas neste sábado (17) ocorrerá em todo o território nacional o dia D, um dia destinado especialmente para a vacinação contra a poliomielite. O horário para a vacinação é das 8 às 17 horas para crianças de 0 a 15 anos que ainda não tenham vacinado. Em Aiuruoca, as crianças da Zona Rural receberão a vacinação durante o mês, sendo aplicada por uma agente do PSF, de acordo com o dia de visitação em cada bairro.

Neste Dia D, não esqueça de levar o cartão de vacina e o cartão do SUS, caso não tenha o cartão pode levar o CPF. Não fique fora dessa!

*Estagiária sob supervisão da jornalista Priscila Aparecida Silva