Por Graziela Ricardo Matoso*

Devido a pandemia do coronavírus, que vem afetando pessoas do mundo inteiro, as eleições não podem ser como as anteriores. O cuidado tanto com os eleitores quanto com os mesários tem de ser redobrado. Por isso algumas medidas foram tomadas, como já dito em matéria aqui no Jornal Panorama.

Uma medida simples, mas pode proteger não só a sua saúde como a de pessoas a sua volta é levar a própria caneta para assinar presença no dia das eleições. Mas por que essa medida é importante?

É importante porque evita ou ajuda a reduzir o compartilhamento de objetos. O compartilhamento de itens não é considerado uma forma direta de transmissão, mas pode ser que uma pessoa adquira o vírus tocando em uma superfície ou objeto contaminado e, em seguida, tocar a boca, nariz ou olhos. Mas caso você se esqueça de levar a caneta esferográfica azul, as seções eleitorais terão canetas para emprestar e as mesmas devem ser higienizadas com álcool após cada uso.

É indicado também que você leve de casa os nomes e números dos candidatos que você irá votar, assim não corre o risco de esquecer e também será mais rápida a votação. Não esqueça a máscara, que nessa eleição é fundamental e obrigatória, sem ela você não poderá votar.

* Estagiária sob supervisão da jornalista Priscila Aparecida Silva