Você já se perguntou de onde veio a ideia de criar um dia dedicado apenas às crianças? Cada país escolheu uma data de acordo com a história e o significado da comemoração. O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) escolheu a data de 20 de novembro para se comemorar o Dia Universal das Crianças, uma vez que foi nessa data que, em 1959, que a UNICEF oficializou a declaração dos Direitos da Criança. No Brasil, a escolha da data se deu anos antes.

Em 1923, durante o 3º Congresso Sul-Americano da Criança, no Rio de Janeiro. No ano seguinte, aproveitando a recente realização do evento, o deputado federal Galdino do Valle Filho elaborou o projeto de lei que estabelecia o dia 12 de outubro como o Dia das Crianças. No início, a data não deu muito certo e não se tornou unanimidade.

Até que anos mais tarde, em 1955, a empresa de brinquedos Estrela usou a data para uma nova campanha de marketing. Junto à Johnson&Johnson, criaram a “Semana do Bebê Robusto”, aproveitando a data para aumentar a venda de produtos voltados às crianças. Essa ação atraiu empresários das indústrias de brinquedos.

E então foi lançada uma campanha chamada “Semana da Criança”, com o objetivo de alavancar as vendas de produtos. Os resultados favoráveis às indústrias, então, fizeram com que a data entrasse oficialmente no calendário oficial de datas comemorativas do país.

Com informações de Nova Escola e Brasil Escola