Devo confessar que não sou uma pessoa religiosa, mas há uma frase bíblica da qual acredito muito que é a seguinte: “ A Verdade Vos Libertará”.

   Quando criança muitas vezes me questionei se isso era verdadeiro, afinal muitas vezes, falei a verdade e mesmo assim fui punida, outra pessoa conseguia fazer a mentira virar uma verdade melhor que a minha.

   A vida passa e crescemos, continuei acreditando na verdade, a usava com frequência, mesmo sendo prejudicada em algumas situações. Mas o que valia ali era minha consciência, e esta, garanto, esteve sempre tranquila.

   Como não podia de ser cheguei na maturidade, doce maturidade, me trouxe leveza, discernimento, paz. Se não bastasse todos esses presentes, trouxe ainda, sabedoria, uma capacidade de saber esperar a verdade aparecer, mesmo que me acusem de algo que não tenha feito, me calo e aguardo, o tempo é o melhor conselheiro para tudo. Ele cura feridas e traz à tona verdades, as vezes enterradas por décadas, mas quando jorram, vem com uma força descomunal, devastando tudo, lavando, limpando, purificando.

    Feliz é aquele que acredita na verdade e vive ela, sua colheita sem dúvida alguma será próspera e com frutos doces.

   Neste ano em especial estamos vivendo uma situação única, que fez com que todos, por vontade própria ou mesmo que compulsória, a olhar para suas verdades, sua verdadeira profissão, sua verdadeira família, seu verdadeiro parceiro (a), porque aquela ilusão de mostrar as outras pessoas que estavam com alguém, mas as via tão pouco, caiu por terra, essas pessoas tiveram que ficar confinadas, e aí não puderam e não tiveram mais a quem mentir, a verdade estava ali nua e crua.

   Sei que muitas dessas pessoas aproveitaram para colocar a vida em ordem, olharam para o que precisava ser visto, acredito também  que tiveram êxito. Para outros nem tanto, a verdade pode ser dura demais, e terão que arcar com as consequências.

   Afinal todos nós temos que encarar a verdade cedo ou tarde.

 O filme que me inspirou neste texto foi O ESCÂNDALO  (Bombshell) da Amazon Prime, com interpretações fantásticas, conta os bastidores do escândalo que envolveu um famoso canal de televisão norte americano, onde alguns chefes cometeram assédio sexual com suas funcionárias, a união delas trouxe a verdade à tona.

Siga Li Couto

Acompanhe essa coluna também pelo nosso podcast