Nesta semana a equipe do JORNAL PANORAMA participou de mais um curso que possibilitou conhecimento aos colaboradores. A proteção de dados foi o tema abordado nos três dias de curso.

O curso foi ofertado pela FIEMG Competitiva junto ao Sindijori (Sindicato dos Proprietários de Jornais, Revistas e Similares do Estado de Minas Gerais).

Em 29 de setembro, o assunto foi voltado a entender a LGPD, que é a Lei Geral de Proteção de Dados, sancionada em 2018. A proteção de dados pessoais no Brasil já vale há dois anos mas o tema tem sido cada vez mais abordado, diante tamanha importância. Os conceitos deste dia foram repassados por Paulo Soares Ribeiro de Oliveira.

No segundo dia, 30/09, ‘Como se preparar para a LGPD?’, foi o tema proposto do curso. O tema foi abordado por Ana Paula Bicalho Brandão, que orientou sobre a privacidade, a necessidade da adequação das empresas à LGPD, o planejamento do projeto, além do diagnóstico e a implantação.

O curso, finalizado em 01/10, abordou ‘Em quais hipóteses os dados podem ser tratados?’, onde Marcos Roberto Oliveira de Souza abordou sobre alguns artigos propostos pela lei. A hipótese de tratamento foi uma delas, abordando os artigos 7º, 5º, 11 e 14.

Os participantes puderam a cada dia fazer suas observações e tirar suas dúvidas, tendo um bom apoio técnico dos palestrantes.