Rede de Notícias do Sindijori MG – www.sindijorimg.com.br

Estudante processa mercado

                     O estudante da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Marcio Henrique Oliveira, está processando o Mercadinho Umuarama e o segurança do estabelecimento por prática de injúria racial. O rapaz foi confundido com um assaltante e ofendido pelos funcionários, além de ser impedido de sair do comércio. A vítima da ação, de 22 anos, compartilhou o relato nas redes sociais, nesta quinta-feira (10), relatando a situação que viveu no estabelecimento localizado no bairro Umuarama. (Diário de Uberlândia).

Uberaba recebe 746 urnas

                     A dois meses do pleito, urnas eletrônicas já começaram a ser enviadas esta semana para os municípios mineiros. Mais de 42 mil urnas devem ser entregues até meados de outubro para 282 zonas eleitorais no Estado. Uberaba deverá receber 746 urnas para votação desde ano. Segundo o chefe de cartório da 347ª Zona Eleitoral, Alexandre Petermann, foi estabelecida uma programação para o envio gradativo dos equipamentos aos municípios mineiros e a primeira remessa foi enviada para a região de Ipatinga. (Jornal da Manhã – Uberaba).

Parques reabrem em  Poços

                     A partir deste sábado, o Parque Municipal Antonio Molinari, localizado na zona oeste, e o Parque Ecológico da Zona Sul voltam a receber a população, após ficarem seis meses fechados devido à pandemia. Os locais, no entanto, terão restrições para garantir a segurança dos frequentadores. A Guarda Municipal vai fiscalizar a entrada e a saída nos dois locais. Somente pessoas com máscara vão poder entrar. As áreas gramadas ganharam marcações para indicar onde as pessoas que vão em turma ou em família podem ficar para brincar, fazer piquenique e outras atividades. (Jornal Mantiqueira – Poços de Caldas)

Paracatu exige uso de máscaras

                     Desde o dia 16 de setembro, o não uso e o uso incorreto de máscaras poderá acarretar em multas. Quem promover ou participar de aglomerações também poderá sentir no bolso o peso da irresponsabilidade. Aprovada pela Câmara e sancionada pelo Prefeito Olavo Condé, a Lei  estabelece que o cidadão flagrado sem máscara, ou utilizando-a de forma incorreta, poderá ser multado em R$100,00. E quem for flagrado em aglomerações em espaços públicos e privados poderá ser multado em metade do salário mínimo (R$ 522,50). (Paracatu News).

Fundação receberá doações

                     Pela primeira vez, a Fundação Sara Albuquerque de Montes Claros será uma das instituições beneficiadas pelo programa Criança Esperança. Na 35ª edição, o evento acontece de 26 a 28 de setembro, com 111 projetos selecionados em edital pela Unesco para serem beneficiados pela campanha. A Fundação Sara possui 11 programas assistenciais e três deles receberão o apoio do Criança Esperança durante 2021. Um deles é o Programa de Bem com a Vida. (O Norte de Minas – Montes Claros).

Matheus Leme fez 69 audiências

                     Desde o início da pandemia, a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) vem distribuindo equipamentos eletrônicos para unidades prisionais de todo o estado. Eles servem tanto para as visitas familiares, suspensas no formato presencial, como para audiências judiciais. Em Juatuba e Mateus Leme as audiências por vídeo já estão acontecendo. As cidades são atendidas por duas varas criminais que distribuem os diversos processos. Na 1ª vara criminal as videoconferências começaram em maio e já totalizaram 54 sessões. Na 2º vara em 15 dias 15 sessões foram realizadas. (Jornal de Juatuba).

CDL e ACIP promovem campanha

                     A CDL e Acid promovem mais uma ação conjunta e instalam em todas as entradas do município placas informando sobre a legislação que regulamenta o comércio ambulante e sobre o Código de Posturas de Divinópolis, Leis nº 5.610/2003 e 6.907/2008, respectivamente. Trata-se de uma ação preventiva das entidades de informar à população residente em Divinópolis e às pessoas que aqui chegam com a intenção de praticar o comércio nas ruas. Além das placas em pontos estratégicos, foram afixados cartazes na rodoviária de Divinópolis. (Gazeta do Oeste – Divinópolis).