A região da Mantiqueira no sul de Minas Gerais, tem lugares e paisagens exuberantes, além de parques com fontes de águas hidrominerais, passeios turísticos de trem e trilhas,  nesta matéria selecionamos passeios que já podem ser realizados durante a pandemia.

Passando por Passa Quatro, pode-se realizar um passeio de Maria Fumaça, que faz um percurso total de 20 quilômetros no interior mineiro, o passeio que esteve suspenso desde março, assim como os outros trens turísticos operados pela Associação Brasileira de Preservação Ferroviária, (ABPF) e pela iniciativa privada. Mas  neste mês de setembro voltou a operar.

O uso de máscaras é obrigatório durante o período em que os passageiros estiverem nas estações e dentro do trem. A temperatura corporal dos turistas e funcionários da ABPF será verificada diariamente, o álcool em gel é indispensável e estará disponível para os turistas, será feita também a higienização dos assentos e das áreas comuns, para o passeio o distanciamento será cumprido.

Os horários dos passeios são de 10h e 14:30h aos sábados e somente 10h aos domingos.

Foto: Reprodução/ ABPF

Em São Lourenço é possível visitar o Parque das Águas, desde o dia 7 de agosto foi reaberto mas as  barreiras sanitárias continuam operando nas entradas da cidade monitorando entradas de visitantes, nestes pontos são realizadas aferições de temperatura e conscientização.

Para dar um passeio ao ar livre pelo parque é necessário seguir todas as orientações dos órgãos governamentais para garantir a proteção de todos: Como o uso de máscaras é obrigatório para acesso ao Parque e suas atividades; todos visitantes devem seguir as orientações de distanciamento mínimas indicadas; ainda não estão permitidas atividades em grupo; as  quadras esportivas, aparelhos para atividades físicas e alguns equipamentos de uso individual e coletivo permanecem interditados.

O Trem das Àguas também voltou a fazer seu trajeto, todos os finais de semana e feriados nacionais, partindo da estação central de São Lourenço, KM 80 da ferrovia Minas & Rio, e segue então para Soledade de Minas, localizada no KM 90 da ferrovia, totalizando 20 km de passeio (ida e volta).

Passeios aos sábados  com partidas às 10:00h e às 14:30h e nos domingos com partida às 10:00h.

Em Caxambu o Parque das Águas oferece um passeio naturalista onde o turista poderá tomar água em 12 fontes de águas minerais gasosas e medicinais que jorram ininterruptamente.

Historicamente as Águas Minerais das Fontes de Caxambu são indicadas para tratamentos de diversos males: problemas digestivos, hepáticos, de vesícula, respiratórios, de alergias, rins, pressão arterial, de pele, sistema cardiovascular, debilidade do organismo, anemia, reumatismos, gota, seqüelas reumáticas, sistema nervoso. (Informações site Descubra Caxambu)

Para passear no parque as máscaras e álcool em gel é obrigatório, o parque também está seguindo os protocolos para a reabertura preconizados pelo Ministério da Saúde e devem ser seguidos por todos os visitantes.

Foto: Capa créditos arquivo ATAM