Por Graziela Ricardo Matoso*

Assim como a alimentação, os exercícios físicos são essenciais para que possamos ter uma boa saúde. Os alimentos saudáveis e uma boa alimentação trabalham lado a lado nos mantendo saudáveis e mais dispostos no dia a dia. O Ministério da Saúde o Brasil registrou um aumento de 29% dos brasileiros que praticam atividades físicas, como caminhada, natação e dança, que variam entre atividade de nível moderado e intenso.

As atividades físicas trazem diversos benefícios além da estética, alguns deles é o fortalecimento dos ossos e músculos, melhora do condicionamento muscular e cardiorrespiratório, redução do risco de doenças cardiovasculares, diabetes, osteoporose, alguns cânceres, entre outras doenças, além do aumento da expectativa de vida, da melhora na qualidade do sono, redução do estresse e melhora da saúde mental.

Henrique Nogueira (Arquivo Pessoal)

O profissional de educação física Henrique Nogueira explica que a atividade física moderada ajuda na parte de anticorpos que são responsáveis por manter uma boa imunidade, assim prevenindo o contágio de doenças respiratórias e até mesmo do Covid-19.

Manter uma rotina e nossa saúde mental em tempos como esses tem sido uma tarefa difícil, com isso os exercícios tem sido ótimos aliados para o combater o estresse, ansiedade e depressão, já que ele quando praticado faz com que nosso corpo libere dois hormônios, a dopamina, que é responsável pelo aumento da motivação, prazer e a sensação de felicidade; e a serotonina, que regula o sono e ajuda na concentração.

Mesmo estando em casa, algumas atividades podem ser improvisadas, como no caso da yoga que pode ser uma ferramenta eficiente nesse processo, pois auxilia na parte respiratória e na postura, ajudando a aliviar as tensões emocionais, melhorando a circulação sanguínea a e fortalecendo diferentes músculos do corpo.

* Estagiária sob a supervisão da jornalista Priscila Aparecida Silva