Por Graziela Ricardo Matoso*

Durante o isolamento social muitas pessoas têm mudado seus hábitos alimentares. Ter uma alimentação adequada é fundamental para manter a saúde, principalmente durante a quarentena. A alimentação ajuda a nos manter saciados, mas os benefícios vão além, os alimentos são fundamentais para nos manter saudáveis, prevenindo de doenças e ajudando também o corpo a funcionar de maneira adequada. De acordo com uma pesquisa feita pela NutriNet Brasil, realizada pela Universidade de São Paulo (USP), houve um aumento de 4,4% no consumo de frutas, hortaliças e feijão.

Segundo o Ministério da Saúde (MS), o cenário em que estamos vivendo requer um cuidado redobrado não só com a higiene, mas também com a comida. O consumo adequado de alimentos e água potável contribui para o fortalecimento do sistema imunológico e a recuperação da saúde. O MS também reforça no Guia Alimentar da População, que manter o horário da alimentação regulado e comer devagar e com atenção é uma boa maneira de controlar naturalmente o que comemos.

O planejamento é a melhor estratégia para manter sua alimentação saudável e regular, pois ter uma comida de verdade sempre pronta nos ajuda a não recorrer a alimentos industrializados – esses alimentos são ricos em sal, gordura, corantes e conservantes, o que acaba prejudicando a saúde. É sempre bom ficar atentos pois o consumo excessivo pode causar um comportamento sedentário, ainda mais em momentos como esse onde o estresse emocional está sempre presente.

A Nutricionista Celiani Maciel (Arquivo Pessoal)

Uma alimentação saudável começa no momento das compras, por isso antes de sair de casa para ir ao mercado é sempre bom planejar o que será comprado, assim você fará uma compra responsável e comprará somente o que é necessário. Priorizar alimentos da estação é uma grande vantagem para quem vai às compras; este hábito ajudará a encontrar alimentos mais baratos e frescos, mantendo a qualidade da sua alimentação. O planejamento das compras é fundamental para que você evite ficar saindo com muita frequência nesse momento de pandemia.

A Nutricionista Celiani Maciel afirma que ao nos alimentarmos corretamente, o nosso sistema imunológico estará competente, independentemente do tipo de infecção. Para uma alimentação correta devemos deixar de lado os alimentos industrializados e ter uma dieta rica em verduras, legumes, frutas, água e sucos naturais. Mas é importante lembrar que o suco natural deve ser consumido logo após o seu preparo e que ele não substitui a fruta in natura.

* Estagiária sob supervisão da jornalista Priscila Aparecida Silva