A tão aguardada obra na linha férrea tem a previsão de entrega em 2020

São Sebastião do Rio Verde vive momentos de encanto.  A tão esperada conclusão das obras do trecho da ferrovia de São Sebastião do Rio Verde a São Lourenço já está próximo a acontecer. O empreendimento, que contou com parcerias para sua completa restauração, estará concluída até o final do ano.

E diante as últimas realizações, o JORNAL PANORAMA esteve no município e viu a transformação dos quilômetros que ligam a estação de São Sebastião do Rio Verde a estação de São Lourenço. São 20 quilômetros de trilhos que percorrem belas paisagens de Minas Gerais, em grande parte à margem do Rio Verde.

O encanto que o passeio proverá será de encher os olhos de cada turista, que se aventurará em um belo espetáculo da natureza. O trabalho de restauração já está com 85% das obras concluídas e contou com serviços que abrangeram cada detalhe envolvendo desde os trilhos, dormentes até pontes e estações. A obra, que está em sua fase final, caminhou incansavelmente para seguir os planejamentos e projeto.

A restauração do trecho de São Sebastião do Rio Verde até São Lourenço foi um plano de trabalho que envolveu entes públicos, onde iniciou com a concessão do trecho, captação de recurso, licitação, execução do projeto de restauração, entre outras atividades.

            O projeto de restauração consistiu com o levantamento de todo o trecho, análise das condições da ferrovia e também do aproveitamento dos materiais, como por exemplo, os dormentes. Entre as ações realizadas a questão ambiental recebeu uma atenção especial. O trabalho para a licença ambiental contou uma floresta de compensação, cujo o projeto da Floresta das Águas, inaugurado em setembro de 2019, visa o plantio de 8000 mudas, onde já foram plantadas 5000. Como é um trecho antigo, a obra visa preservar muito do cenário, principalmente o corredor ecológico.

Segundo o engenheiro Ricardo Augusto Pinto Costa, “o trabalho foi realizado conforme o planejamento, não ocorreu paralisação em nenhum momento, e neste tempo de pandemia houve uma redução do ritmo da obra. E diante da retomada da obra, foi realizado um aditivo complementar à obra, com o mesmo recurso, com a sobra, utilizando o próprio recurso conquistado”, revelou.

Nesta fase final, foi acertado com o Governo do Estado e Codemge (Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais) o valor do aditivo, no qual foi autorizado, e com isso foi dado a ordem de conclusão dos serviços aditivados. O que falta a ser entregue é o alinhamento e nivelamento da ferrovia, e concluído esse trabalho a obra já estará 100% completa.  

Diante todo o empreendimento é válido destacar que o valor histórico e cultural do trecho da ferrovia. Tudo isso leva a valores inestimáveis, que envolverão a nova geração e aqueles que puderam ter essa experiência há anos atrás. O retorno da Maria Fumaça nos trilhos é muito esperado, não somente pelos moradores de São Sebastião do Rio Verde, mas por todos da região.

A contribuição será ampla tendo avanços no setor do turismo, infraestrutura, cultura, além de novas opções de emprego e renda para as Terras Altas da Mantiqueira.

A gestora do Turismo do município, Claudinéia Julião revelou já um importante resultado com os empreendimentos já realizados, as restaurações dos pontilhões tombados resultaram em um impulso na pontuação do ICMS Cultural. Segundo Claudineia, “a Ponte do Aterrado foi uma das restaurações que ocasionou o impulso na pontuação que alcançou 11.65 pontos. Uma grande motivação”, destacou.

O turismo sustentável também é foco. E um dos trabalhos será a elaboração da Usina Solar Fotovoltaica que será instalada na Estação Ferroviária de São Sebastião do Rio Verde, uma obra do Governo de Minas junto ao BDMG (Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais). O projeto visa a captação de energia solar que será distribuída para os prédios públicos do município. 

E logo que tudo isso passar, o passeio de trem de São Sebastião do Rio Verde a São Lourenço será um belo atrativo para todos, onde belas paisagens poderão ser admiradas e o clima hospitaleiro da região será um grande atrativo para que você possa se encantar ainda mais.

Confira o vídeo sobre o Trem Turístico São Sebastião do Rio Verde a São Lourenço

Créditos: Página Trem Turístico São Sebastião do Rio Verde a São Lourenço