Rede de Notícias do Sindijori MG www.sindijorimg.com.br

Gaeco apura cartel em Uberaba

O Grupo de Atuação de Combate ao Crime Organizado – Gaeco, de Uberaba, em parceria com o Procon, deflagrou ontem a Operação Conexus, cumprindo 22 mandados de busca e apreensão e 11 mandados de prisão, nas cidades mineiras de Uberaba, Uberlândia e Formiga e nas cidades paulistas de Franca e Ribeirão Preto.  As investigações apuram a existência de organização criminosa para a realização do crime de cartel em Uberaba, composta pela maioria dos empresários ou gestores do setor. (Jornal da Manhã – Uberaba)

Prefeita volta ao cargo em São Tomé

A prefeita Marisa Maciel de Souza foi reintegrada no cargo frente ao Poder Executivo do município de São Tomé das Letras, na última quarta-feira. Eleita no pleito de 2016, a prefeita Marisa retorna às suas funções após 2 anos e meio afastada. Ela havia sido cassada em fevereiro de 2018, após decisão da comissão processante instituída pela Câmara de Vereadores. O ato de reintegração ocorreu na Câmara Municipal de São Tomé das Letras. (Jornal Panorama – Baependi)

Decreto define aglomeração

            Decreto da Prefeitura de Poços de Caldas estabelece que não será considerada aglomeração a reunião de até 30 pessoas, observado o afastamento individual de dois metros e considerado o espaço em que estas estiverem. Na hipótese de reuniões de trabalho e afins, onde for imprescindível a participação de mais de 30 pessoas, o organizador deverá priorizar o formato virtual com o uso das ferramentas tecnológicas que entender adequadas para a finalidade que se propõe. (Jornal Mantiqueira – Poços de Caldas).

Jubileu em Matosinhos será online

Há 239 anos, Congonhas promove, de 7 a 14 de setembro, uma das maiores e mais antigas peregrinações religiosas de Minas Gerais, o Jubileu do Senhor Bom Jesus de Matosinhos. Devido à pandemia do coronavírus, este ano o evento religioso não será realizado da forma convencional, tendo sidos suspensas as missas presenciais e a comercialização de produtos nas famosas barraquinhas, mas uma programação virtual manterá vivas a fé e a devoção. (Correio da Cidade – Conselheiro Lafaiete).

Vale pagará por danos em Mariana

Após um longo período de ponderação e de manifestações dos atingidos pelo rompimento da Barragem de Fundão, em Mariana, o acordo de reparação definiu a destinação de recursos no valor total de quase R$ 1 bilhão, a ser destinado às ações de reparação. Os recursos serão repassados para atividades nas áreas de saúde e educação das áreas atingidas, sendo de grande importância para a população atingida. Antes disso, já havia sido determinado pela justiça que a Samarco pague indenizações aos atingidos pelo rompimento da barragem de Fundão. (Portal Cidade – Mariana).

Guarda Municipal Armada

A Câmara Municipal de Mariana aprovou projeto que autoriza o porte de arma de fogo pelos Guardas Civis do município. Na ocasião, o Secretário de Defesa Social, Braz Luiz de Azevedo, destacou que o armamento da Guarda Municipal é regularizado através de Lei Federal. A norma institui diretrizes gerais para as guardas municipais do país. Seu Artigo nº16 estabelece o uso das armas de fogo. (Jornal O Liberal – Itabirito).

Norte vacinou 56,6 mil animais

O Norte de Minas já vacinou 56,6 mil animais em 54 municípios que compõem a área de atuação da Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros na Campanha Nacional de Vacinação Antirrábica e as ações estão sendo implementadas pelas secretarias municipais de saúde. A previsão é alcançar mais de 232 mil cães e gatos na região. (Gazeta Norte Mineira – Montes Claros)

Mucuri  no Encontro da AMM

A região dos Vales do Mucuri e do Jequitinhonha estará em pauta na 5ª edição do “AMM nos Municípios – Encontro On-line nas Microrregionais”, realizado ontem, 3. O evento é uma iniciativa da Associação Mineira de Municípios (AMM), em parceria com o Sebrae Minas, com o objetivo de criar estratégias para o desenvolvimento dos municípios que fazem parte da Nova Associação dos Municípios da Microrregião do Baixo Jequitinhonha (Nova Ambaj). (Diário Tribuna – Teófilo Otoni)