Equipamentos foram doados após campanha feita por veículos de comunicação

A Federação das Indústrias de Minas Gerais (FIEMG) Regional Sul iniciou a distribuição de 207 respiradores mecânicos em 16 municípios da região. Os equipamentos foram idealizados e produzidos em Minas Gerais pela Inspirar, uma empresa criada pela Tacom Soluções, para minimizar os impactos no sistema de saúde gerados pela pandemia da Covid-19. A campanha foi liderada pela FIEMG e amplamente divulgada pelo JORNAL PANORAMA e demais veículos de imprensa. Entre as cidades contempladas com os equipamentos estão Andradas, Passa Quatro e São Lourenço.

A diretora-presidente do JORNAL PANORAMA, Karla Danitza Velásquez, contou como foi participar da iniciativa. “É uma satisfação muito grande participar de uma campanha tão importante, podendo ajudar tantos hospitais neste momento de dificuldade com a pandemia”, afirmou Karla Danitza Velásquez.

A presidente da FIEMG Regional Sul, Heloísa Bertoli, afirmou que a equipe da Federação realizou o levantamento das demandas dos principais hospitais da região e ainda operacionalizou a entrega para os 20 hospitais que foram beneficiados. “Fizemos o contato para levantar a demanda de quais hospitais precisavam de respiradores, quantos equipamentos seriam necessários e ainda se eles contam com a estrutura física e de profissionais necessária para o uso do aparelho”, explicou. O respirador mecânico doado pela FIEMG, desenvolvido e fabricado em Minas Gerais, é um produto inovador e que mostra a força e importância do setor industrial.

Ao todo, 1600 respiradores estão sendo distribuídos a hospitais e municípios, respeitando critérios técnicos da Secretaria de Estado de Saúde (SES) e considerando o diálogo com as prefeituras. A Federação das Indústrias de Minas Gerais reuniu todo o setor produtivo industrial mineiro, entre eles o Sindicato dos Jornais e Revistas de Minas Gerais – Sindijori que, por meio dos jornais associados, doou a divulgação da campanha de doação de recursos para compra de respiradores ao sistema público estadual de saúde. A divulgação resultou em uma grande arrecadação, não apenas em recursos, mas também em bens e serviços, superando a marca de R$ 80 milhões.

Municípios do Sul de Minas que receberam os respiradores mecânicos
Alfenas
– 15 respiradores para a Santa Casa
Andradas – 10 respiradores para a Santa Casa de Misericórdia
Cambuí – 6 respiradores para o Hospital Ana Moreira Sales
Campo do Meio – 2 respiradores para o Hospital Municipal Antonio Reis
Extrema – 2 respiradores para o Pronto Socorro Jahir Aparecifo Olivotti
Itajubá – 25 respiradores entre o Hospital das Clínicas e Santa Casa
Lavras – 30 respiradores entre o Hospital Regional Vaz Monteiro, Santa Casa e UPA
Passa Quatro – 3 respiradores para Casa de Caridade de Passa Quatro
Passos – 5 respiradores para a Santa Casa de Misericórdia
Poços de Caldas – 25 respiradores para a Santa Casa
Pouso Alegre – 10 respiradores para o Hospital das Clínicas
Santa Rita do Sapucaí – 25 respiradores para o Hospital Antônio Moreira da Costa
São Lourenço – 15 respiradores para o Hospital da Fundação Casa de Caridade
São Sebastião do Paraíso – 5 respiradores para a Santa Casa de Misericórdia
Três Corações – 4 respiradores para o Hospital São Sebastião
Varginha – 25 respiradores para Fundação Hospital e Hospital Regional


Com informações e foto: Comunicação FIEMG