Encomendada pelo Padre Ferreira da Rocha Branco ao escultor e entalhador italiano, Marino Del Favero, a Imagem de São Sebastião, localizada no altar da Igreja Matriz que ficou pronta em 1921.


Para o município de Cambuquira, a Imagem tem grande relevância cultural, pela grande representatividade popular e religiosa, pois além do santo ser padroeiro do município, há registros desde 1892 de comemorações ao seu dia, 20 de janeiro, que é feriado municipal, dedicado a imagem e singular no que tange sua estrutura física.


E por esse motivo, em 06 de março de 2009, o Conselho Municipal de Patrimônio Cultural – COMPAC, solicitou o tombamento da Imagem, tendo sua homologação no mês seguinte, através do Decreto Municipal Nº 1.792 de 01 de abril.


Já em 2021, a Imagem São Sebastião completará 100 anos, sendo assim, foi feito por parte da Administração Pública, em parceria com a Paróquia que leva o nome da Imagem o restauro da Imagem para o seu centenário.

Estava presente, membros do Conselho Municipal de Patrimônio Artístico Cultural, como os vereadores: Isaque Bernardes e Rejany, ex conselheiros do Compac, mas que tiveram efetiva participação na deliberação para a intervenção por parte da Administração Pública.

Fonte: P. M de Cambuquira