Mais de 100 jornalistas em atividade já morreram nos últimos três meses por Covid-19

Jornalistas também estão na linha de frente no combate ao Coronavírus, assim como os médicos, enfermeiros e todos os agentes  de saúde que trabalham exaustivamente na guerra contra o covid-19,  são eles os nossos heróis do cotidiano, outros destemidos são os profissionais de imprensa  da segurança pública e privada, os comerciantes e industriários, todos estes e outros serviços que  são considerados essenciais  de acordo com a medida provisória (nº 926/20) e os  decretos para alterar e regulamentar a Lei nº 13.979/20 – que dispõe sobre o enfrentamento ao COVID-19, de ordem do poder executivo federal.

Segundo a declaração feita  pelo secretário-geral das Nações Unidas (ONU), António Guterres, no dia da liberdade de imprensa, destacou o importante trabalho da imprensa no mundo, “Jornalistas e profissionais da mídia são cruciais para nos ajudar a tomar decisões informadas. À medida que o mundo luta contra a pandemia da COVID-19, essas decisões podem fazer a diferença entre a vida e a morte.”

No entanto com a pandemia do coronavírus pelo menos 127 jornalistas em atividade já morreram nos últimos três meses por Covid-19 pelo mundo, segundo a ONG Emblem Press Campaign (PEC).

A PEC, organização que tem como foco a liberdade de imprensa e a segurança para repórteres,  é localizada em Genebra, na Suíça.

Os nomes dos jornalistas que morreram na pandemia podem ser consultados no registro da ONG em seu site oficial, click no link www.pressemblem.ch/

Além dos nomes que estão registrados na ONG/PEC, podemos destacar outros jornalistas brasileiros que perderam a vida pelo coronavírus: José Augusto Nascimento, 57; Robson Thiago Mesquita, 36; Letícia Fava, 28; José Paulo de Andrade, 78;  Uliana Motta, 33; Luis Edgar de Andrade, 88; Rodrigo Rodrigues aos 45 anos.

Um grande número de jornalistas também foram infectados com o novo coronavírus e a pandemia  tem forçado o fechamento temporário de vários meios de comunicação, de acordo com o PEC.

Foto: Divulgação