Entre as medidas, multa para quem não usar máscaras nas ruas; município registrou primeiro óbito neste fim de semana

A Prefeitura de Baependi divulgou neste domingo novo decreto para conter o avanço do coronavírus na cidade. A partir desta segunda, 27, e por mais sete dias, a cidade estará em lockdown. De acordo com o último boletim informativo divulgado ontem, 25 de julho, o município conta com 31 casos positivos da doença e um óbito.

O decreto de nº 069/2020 estabelece a proibição de funcionamento de qualquer estabelecimento comercial, restaurantes, lanchonetes e afins, ficando apenas liberado para funcionamento os considerados essenciais, como mercados, padarias, agências bancárias e farmácias. O decreto ainda frisa a necessidade de controle do número de pessoas nesses estabelecimentos, inclusive com aplicação de multa em caso de excesso de pessoas.

Em seu artigo 10, o decreto também prevê a aplicação de multa de R$ 161,29 para quem não usar máscaras na rua. Em outro artigo, a multa também é prevista para quem estiver em aglomerações em parques, cachoeiras e em locais privados; neste último, a multa será responsabilidade do proprietário. Igrejas e templos deverão permanecer fechados.

Confira o pronunciamento do vice-prefeito Evanildo Maciel e do secretário de Saúde, Wesley Maciel:

Confira abaixo o decreto, na íntegra: