Há uma semana município registrou o primeiro caso positivo, mas a ação contra o vírus que alerta o mundo é constante

O JORNAL PANORAMA entrevistou a secretária de Saúde de Aiuruoca, Adriana Cláudia Pereira Lima, que nos revelou sobre a ação do município contra o Covid-19. As realizações da Prefeitura Municipal e Secretaria de Saúde voltam-se ao amplo combate do vírus no município.

Por quatro meses o município não havia registrado nenhum caso positivo, mas na última semana, dia 14 de julho, foi revelado pela Secretaria Municipal de Saúde o primeiro caso positivo de Covid-19. Segundo informações, a paciente está bem e em tratamento domiciliar.

Diante esses e outros pontos, a secretária Adriana revela ao JORNAL PANORAMA as ações do município em combate ao coronavírus. Confira:

JP – Nos revele sobre as ações realizadas pela secretaria no combate ao Covid-19?

Secretária Adriana – Estamos juntos no combate ao Covid-19 para salvar cada vez mais vidas e a Secretaria de Saúde está mobilizada de forma coordenada no combate ao avanço da contaminação pelo coronavírus no município de Aiuruoca. Desde o início desta pandemia, o município criou o Comitê de Combate ao Coronavírus e todas as ações realizadas vêm continuamente sendo discutidas e atualizadas, como o protocolo de atendimento, testagem dos casos suspeitos, manutenção das barreiras sanitárias e treinamento sanitário e abertura do comercio. Buscando manter o equilíbrio entre saúde, emprego e amparo social aos que mais precisam.

JP – O bom resultado também está diante do empenho da população. O que tem a ressaltar sobre isso?

Secretária Adriana – Os trabalhos de prevenção, cuidados e combate ao Covid-19 vem logrando êxito principalmente porque a população compreendeu a importância das ações de isolamento social, distanciamento social, utilização de máscaras e higienização das mãos. Como também a compreensão do setor empresarial que tem funcionado de forma precária durante esses três meses e contribuído em muito para o sucesso deste resultado. Alguns acreditam que devemos ser menos rígidos em relação a abertura do comércio no município, como tem acontecido em outros municípios próximos, mas o que temos visto é que graças a esta rigidez não temos aumento de contaminados, como tem ocorrido onde há esta flexibilização.

JP – A barreira sanitária 24 horas também é destaque?

Secretária Adriana – O trabalho da barreira sanitária mostrou-se extremamente eficiente e importante na contenção da chegada do vírus ao município. Inclusive um trabalho elogiado por muitos que gera uma sensação de segurança aos munícipes. Realizamos entrevistas com os visitantes que em seguida assinam o termo de responsabilidades para adentrar ao município. Retemos qualquer atividade turística uma vez que o decreto mantém fechado os pontos turísticos e pousadas. Isso diminui muito o fluxo de pessoas que circula no município.

JP – Passados 4 meses dos primeiros casos no Brasil, Aiuruoca registrou seu primeiro caso positivo da doença nesta última semana. Um resultado positivo. Diga-nos sobre ele.

Secretária Adriana – Este resultado foi fruto de um trabalho intenso e do envolvimento de nossos colaboradores da secretaria de saúde, secretaria de turismo e assistência social como também de muitos outros colaboradores e da nossa população.

Infelizmente na terça-feira (14), apesar de todos os esforços, Aiuruoca registrou seu primeiro caso de coronavírus no município. Todos os cuidados demandados pelo protocolo do Ministério da Saúde estão sendo seguidos.

Apesar desta semana termos constatado o primeiro caso, sentimos que todo trabalho e esforço tem sido recompensado por termos feito parte da lista de cidades livres do vírus por tanto tempo, isso nos fortalece e impulsiona a continuarmos lutando para que tenhamos o mínimo de casos registrados aqui.

JP – O que a Secretaria de Saúde tem realizado para obter esse resultado?

Secretária Adriana – Como estamos tratando com algo completamente imprevisível, que é o coronavírus, a estratégia de enfrentamento muda constantemente, por isso temos mantido todas as ações implantadas no município, porém avaliando semanalmente os acontecimentos dentro de Aiuruoca, como também em nossa região e nosso Estado para traçarmos estratégias de prevenção e atendimento.

JP – Fale-nos também sobre sua secretaria, as atividades e seu início como secretária.

Secretária Adriana – Um dos cargos mais importantes da gestão municipal, como Secretária de Saúde tenho como principais atribuições a gestão do SUS dentro do município, devendo planejar ações e estabelecer diretrizes na busca de uma saúde que atenda a todos os munícipes com qualidade e agilidade.

Minha relação com a saúde de Aiuruoca iniciou-se há 8 anos, como consultora em saúde para Secretaria de Saúde de Aiuruoca, desta convivência e com a saída do Secretário de Saúde anterior, que precisou se afastar do cargo, recebi o convite para assumir a pasta da saúde iniciando minhas atividades no dia 04 de junho de 2020.

O fato de já ter conhecimento prévio da funcionalidade da Secretaria Municipal de Saúde de Aiuruoca e das necessidades da população, além de ter uma equipe de colaboradores que são comprometidos e eficientes, facilita muito a gestão. Só tenho a agradecer a confiança a mim depositada pelo Sr. Prefeito Paulo Roberto Senador, além da acolhida que tive por todos os colaboradores tanto da Secretaria municipal de saúde quanto de toda os colaboradores da prefeitura municipal e das outras pastas. Espero fazer jus a esta confiança e que Deus continue me dando todos os dias sabedoria e humildade.

Foto capa: Maicon Bukater

Secretária de Saúde de Aiuruoca, Adriana Cláudia Pereira Lima (Arquivo Pessoal)