Passa Quatro, Bocaina de Minas, Baependi, Barroso, Inconfidentes e Luminárias registram novos casos de Coronavírus. Em Cambuquira, profissional de Saúde que reside em Varginha também testou positivo

Os últimos Boletins Epidemiológicos divulgados pelos municípios de nossa região registraram alterações. Os dados demonstram alerta e reforçam a necessidade dos cuidados de prevenção pelos habitantes. Segundo o Boletim Epidemiológico de Minas Gerais de hoje, 07/07, Minas registra 60.897 casos confirmados de Covid-19, sendo 38.554 casos recuperados.

Mas o número de óbitos aumenta a cada dia e passou a registrar 1.282, aumento significativo e preocupante. Diante todos os dados, preparamos um resumo sobre as informações repassadas por alguns municípios.

Passa Quatro

Ontem, 06 /07, foi confirmado um novo óbito por COVID-19 em um morador de Passa Quatro, que estava internado (em estado grave e em UTI) em São Lourenço. Também nesta data foi confirmado um novo caso de COVID-19 em um outro morador de Passa Quatro. O paciente, que já estava sendo monitorado pela equipe municipal de saúde, encontra-se em tratamento domiciliar.

Ainda nesta data outros seis casos suspeitos de COVID-19 foram notificados, quatro deles estão em tratamento domiciliar e os outros dois foram hospitalizados por apresentarem sintomas graves. Esses dois pacientes hospitalizados foram submetidos à coleta de material biológico para exame na Fundação Ezequiel Dias, em Belo Horizonte. Os outros quatro pacientes em tratamento domiciliar também realizarão exames para diagnóstico da COVID-19, em momento oportuno, de acordo com critérios do Ministério da Saúde.

A Prefeitura Municipal de Passa Quatro salienta sobre o aumento no número de casos e óbitos no município e região e sobre as boas práticas e medidas de prevenção contra a Covid-19.

Bocaina de Minas

Já o município de Bocaina de Minas, diante da alteração do boletim epidemiológico com a constatação de dois novos casos do Covid-19, elaborou novo decreto. O documento tem o objetivo de resguardar o interesse da coletividade na prevenção e combate do Coronavírus. A Prefeitura Municipal publicou o novo decreto onde ficam impedidos de retornar suas atividades os seguintes ramos: lanchonete, casas de sucos, chá e similares, além de bares e estabelecimentos especializados em bebidas. Também está proibido o acesso às cachoeiras do município, aos parques, praças, espaços públicos ou comunitários de lazer e nas quadras poliesportivas.

Cambuquira

A Prefeitura Municipal de Cambuquira, por meio da Secretaria de Saúde, continuou na realização de testes rápidos nos profissionais da área e informou a população cambuquirense que até 06/07/2020 testaram negativos 215 pessoas e 01 testou positivo. O profissional de Saúde que testou positivo reside na cidade de Varginha e encontra-se assintomático. A Administração Municipal já acionou a Vigilância Sanitária Epidemiológica de Varginha e todos os contatos estão sendo monitorados.

Baependi

O município de Baependi constatou mais 2 casos positivos. A Prefeitura Municipal informou que os mesmos, assim como seus familiares e contatos, estão em isolamento domiciliar e seguindo as orientações da Secretaria Municipal de Saúde.

Barroso

17 novos casos são identificados em testes rápidos em Barroso. A identificação dos casos foi realizada através de testes rápidos realizados por três empresas do município em seus funcionários. Com os novos casos, o município passa a ter 44 casos confirmados, sendo 10 recuperados e nenhum óbito. A Vigilância Epidemiológica de Barroso tomou as providências relativas à orientação para a quarentena dos pacientes e seus familiares, bem como orientações às empresas.

Inconfidentes

A Prefeitura Municipal de Inconfidentes, por meio do Departamento Municipal de Saúde, divulgou na tarde de segunda-feira (06/07), 2 novos casos confirmados de pacientes de Inconfidentes infectados por Coronavírus (COVID-19). Com essa atualização do Boletim, o município contabiliza 3 casos positivos para a doença.

Segundo o município, trata-se de um homem, de 48 anos, e uma mulher, de 47 anos, com doença crônica. Os pacientes são da mesma família e foram para outra cidade à trabalho. Eles estão em isolamento domiciliar há 10 dias, assim como seus filhos, que ainda não apresentaram sintomas e seguem monitorados. Os pacientes estão bem e sendo acompanhados pela equipe de Saúde, que está dando todo suporte necessário. “Orientamos a população que não viagem para outras cidades, evitando contato com pessoas de fora, assim como receber visitas. Não é o momento de confraternização e nem reuniões de família e sim, de redobrar os cuidados”, reforçou Edaiane Serapião, enfermeira responsável pela Vigilância em Saúde.

Luminárias

O município de Luminárias registrou mais dois casos no último Boletim Epidemiológico de 06/07, passando a ter três casos positivos de Covid-19, sendo que um paciente já está recuperado.

O JORNAL PANORAMA destaca

As informações expostas pelo JORNAL PANORAMA baseiam-se diante dos Boletins divulgados pelas Prefeituras e Secretarias Municipais de Saúde. Visamos dar ampla informação a todos, dando foco nas alterações registradas. Destacamos sobre a importância de ficar em casa e quando necessário sair, faça a prática das ações de prevenção.

Para evitar que a transmissão aumente, mantenha as boas práticas referentes às medidas preventivas contra a Covid-19: só saia de casa se realmente precisar e utilize sempre a máscara de proteção individual. Lembre-se que a doença não tem tratamento específico e não há vacina disponível.