A medição da temperatura corporal com a utilização dos termômetros digitais infravermelhos e a orientação para prevenir a transmissão da COVID-19, intensificadas em São Vicente de Minas, ganharam um reforço.

O trabalho, que era realizado por quatro funcionárias da Secretaria Municipal de Saúde na região central da cidade, foi feito também nos bairros da Cava e Pau Lavrado, em conjunto com as conselheiras tutelares.

Em conversas com as famílias, as conselheiras pedem que as crianças permaneçam em casa para reduzir o risco de contágio do novo coronavírus. Durante esses contatos são feitos também esclarecimentos gerais sobre a atuação do Conselho Tutelar e as formas de acesso ao trabalho do órgão.

Além da aferição da temperatura, são divulgadas orientações práticas a respeito das medidas de prevenção à propagação da doença, como o uso das máscaras de proteção, obrigatório na cidade desde o dia 2 de maio, data em que foi publicado o decreto municipal nº 057.

Foi feita ainda a entrega de máscaras para as pessoas que estavam sem esse equipamento de proteção, indispensável na prevenção da COVID-19.

Todos que passam pela medição têm seus dados anotados em uma ficha. Quando a temperatura fica acima de 38º, a pessoa é encaminhada a umas das unidades do Programa de Saúde da Família (PSF) para as devidas providências.

Desinfecção de espaços públicos

É permanente o trabalho de desinfecção de espaços públicos, em São Vicente de Minas, com a utilização do trator agrícola adquirido em abril.

A tarefa é mais ágil e eficiente com o trator, que permite usar maior quantidade da solução preparada com água sanitária, própria para a eliminação do novo coronavírus em superfícies.

Continua a ação na barreira sanitária na chegada de Andrelândia, cidade que registra grande número de casos da COVID-19. Quem passa pelo local e for permanecer em São Vicente tem que assinar um termo de responsabilidade de isolamento.

Ao chegar a essa barreira, a pessoa tem sua temperatura medida e também é encaminhada a um PSF, se o termômetro apontar mais de 38º.

Fonte e fotos: ASCOM Prefeitura de São Vicente de Minas