Desde o início da pandemia do Novo Coronavírus no Brasil, Ritápolis atinge o 94º dia de quarentena sem nenhum registro de caso confirmado de contaminação por Covid-19 no município.

Os dados epidemiológicos são computados diariamente pelo Departamento Municipal de Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica que segue rigorosamente às exigências e critérios da Secretaria de Estado da Saúde.

Até esta manhã (23), todos os casos registrados como suspeitos de infecção pelo Novo Coronavírus foram descartados em Ritápolis.

Logo no primeiro dia de crise da pandemia, a administração municipal adotou medidas restritivas importantes para resguardar a saúde da população. Suspendeu as atividades escolares, decretou o fechamento do comércio não essencial, estabeleceu novas regras de expediente administrativo e de atendimento ao público, determinou o uso obrigatório de máscaras de proteção respiratória. E, também, implantou barreira sanitária, e é o único município que a mantém ativa 24 horas, ininterruptas, diariamente, na entrada da cidade, há 94 dias.

Ritápolis é ainda, município pioneiro na região com a distribuição de máscaras de proteção respiratória para toda a população.

E tem mais! O município adquiriu, com recursos próprios, por meio do CISVER, testes rápidos para exames Covid-19, realizados conforme protocolos vigentes e também, junto ao CISVER, participou da aquisição de respiradores pulmonares para estruturar a rede de saúde em São João del-Rei, referência para encaminhamentos de usuários com gravidade para a COVID-19, da microrregião.

“O trabalho incansável dos profissionais de saúde e da administração pública, aliado ao cumprimento dos deveres da população e a dedicação dos voluntários são determinantes para que a inexistência da doença em Ritápolis permaneça”, constata o prefeito municipal Higino Zacarias.

Os riscos são eminentes, por isso é imprescindível que todos continuem seguindo os rigores da prevenção contra o Novo Coronavírus.

Quando tudo isso passar, os ritapolitanos estarão ainda mais fortes, com a certeza de que os esforços e mudanças de hábitos promovem saúde e resguardam a vida.

Fonte e foto: ASCOM Prefeitura de Ritápolis