A região da Mantiqueira foi reconhecida oficialmente como produtora do Queijo Artesanal Mantiqueira de Minas. A oficialização aconteceu por meio da portaria 1985, do IMA, de 16 de junho de 2020.

Para o título foi considerando o estudo de caracterização integrada de municípios na região da Mantiqueira, feito pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais – EMATER-MG. Compõem a região da Mantiqueira os municípios de Aiuruoca, Baependi, Bocaina de Minas, Carvalhos, Itamonte, Liberdade, Itanhandu, Passa Quatro e Pouso Alto.

Em fevereiro, houve a entrega da Caracterização Integrada dos municípios na região da Mantiqueira, um estudo que foi iniciado há 2 anos que descreve o clima, a geografia, e o modo de fazer o queijo artesanal na região das Terras Altas da Mantiqueira. A qualidade dos queijos artesanais depende diretamente da assistência técnica ao produtor rural e pelas instituições oficiais de ensino, pesquisa e extensão, para que o produto gerado nas queijarias tenha qualidade e seja seguro.