Veículo vai ser fundamental para atender casos da covid-19

No dia 9 de junho, a Prefeitura de São Vicente de Minas adquiriu uma UTI Móvel, que será fundamental para atender casos de coronavírus que possam ocorrer no município ou qualquer outra situação de saúde. Esse tipo especial de ambulância, que sempre foi o objetivo da atual administração, conta também com UTI Neonatal.

A equipe profissional da UTI Móvel terá um motorista, um enfermeiro e um médico, treinados pelo Consórcio Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência Centro Sul (CISRU-SAMU/MG). Até então, esses atendimentos eram feitos no Hospital Dr. Julio Sanderson, em Aiuruoca. O serviço móvel de atendimento médico de urgência é uma grande conquista também para o Hospital São Vicente de Paulo, referência regional para o CISRU-SAMU/MG, e que já dispõe de leito semi-intensivo.

O Hospital São Vicente de Paulo é preparado para estabilizar pacientes de urgência e emergência, com plantão presencial 24 horas que inclui médico, enfermeiro e equipe de técnicos e auxiliares de enfermagem. O hospital conta com serviços de análises clínicas, eletrocardiografia, radiologia, sala de urgência com carrinho de emergência, itens como respirador/ventilador, monitor multiparamétrico e bomba de infusão, além de agência transfusional e gerador.

A prefeitura sempre esteve em contato com a administração do hospital sobre a possibilidade de aquisição da UTI Móvel, mas, devido a outras prioridades, o plano teve que ser adiado. Foi preciso colocar em dia as contas do município, promover uma gestão mais eficiente, providenciar o reparo de estradas e ruas, construir redes de esgoto e de captação pluvial, reformar unidades do Programa de Saúde da Família (PSFs) e atualizar a necessária renovação da frota de veículos, entre outras ações que contribuíram para o crescimento e desenvolvimento de São Vicente de Minas, assim como o bem estar dos vicencianos.

Fonte e fotos: Prefeitura de São Vicente de Minas