Há cerca de dez dias, moradores vêm sofrendo com constantes quedas de energia

Os moradores de Aiuruoca estão vivendo uma nova rotina. Todos os dias, entre 17h e 20h, todo o município sofre com as quedas de energia. Na cidade e na zona rural a reclamação é a mesma: oscilação na energia e apagões, que se tornaram comuns.

O que não falta são reclamações à prestadora do serviço de energia elétrica, a Cemig, mas nenhuma resposta foi dada aos moradores. As queixas chegaram à Câmara Municipal de Aiuruoca, que preparou um requerimento à empresa e à Aneel questionando as quedas de energia. No documento, os vereadores pedem a presença de um técnico para vistoria na rede de distribuição elétrica a fim de averiguar a possível causa das quedas de energia. O documento foi assinado por todos os vereadores.

O vereador Mário de Arimateia dos Santos, o Pastor Mário, conversou com a equipe do JORNAL PANORAMA sobre a situação. “Tem cerca de dez dias, que entre 17h e 20h, começa uma oscilação da iluminação; ela começa a diminuir, a aumentar, seguido de um apagão. É muito comum dar piques de luz em sequência”, explica o vereador, autor do requerimento. “Quinta-feira da semana passada até essa segunda foi diariamente, em horário alternativo, mas principalmente entre 17h e 20h”, completa. O vereador destacou ainda que muitos moradores já perderam seus aparelhos elétricos por conta das constantes faltas de energia.

A equipe do JORNAL PANORAMA entrou em contato com a Cemig questionando o porquê destas oscilações. Em nota, a empresa informou que “diversas equipes estão mobilizadas para solucionar as falhas no fornecimento de energia registradas em parte da cidade de Aiuruoca”. A empresa esclareceu ainda que “os desligamentos registrados recentemente tiveram causas distintas e que mantém suas equipes técnicas mobilizadas, realizando uma série de análises e ações de forma a reduzir as ocorrências”.

“Pedimos a compreensão da população, pois, apesar de eventuais desconfortos temporários, as obras que estão sendo realizadas trarão benefícios importantes para o município e região”, comentou o Gerente de Expansão e Manutenção Preventiva da Média e Baixa Tensão da Distribuição Sul, Antônio de Pádua Dutra Pereira.

Confira abaixo a nota completa: 

A Cemig informa que diversas equipes estão mobilizadas para solucionar as falhas no fornecimento de energia registradas em parte da cidade de Aiuruoca. A empresa esclarece que os desligamentos registrados recentemente tiveram causas distintas e que mantém suas equipes técnicas mobilizadas, realizando uma série de análises e ações de forma a reduzir as ocorrências.

A Cemig informa ainda que a região recebeu, em 2019, investimentos em torno de R$ 2,5 milhões em melhorias no sistema elétrico. Ao longo deste ano, a empresa deve investir cerca de R$ 8,8 milhões na execução de 41 novas obras e empreendimentos. Dentre as obras já realizadas, no dia 28 de maio foi instalado um banco de capacitores, que visa melhorar a qualidade de prestação dos serviços e níveis de tensão ao município, com foco específico às necessidades do hospital local. A partir da conclusão das demais obras previstas, as condições operativas do sistema elétrico que atende Aiuruoca e região deverão melhorar significativamente.

 “Pedimos a compreensão da população, pois, apesar de eventuais desconfortos temporários, as obras que estão sendo realizadas trarão benefícios importantes para o município e região” – comenta o Gerente de Expansão e Manutenção Preventiva da Média e Baixa Tensão da Distribuição Sul, Antônio de Pádua Dutra Pereira.

A jornalista Priscila Silva relatou o que acontece diariamente em Aiuruoca (Arquivo pessoal)