Região tem sofrido com baixas temperaturas a poucos dias do início oficial do inverno (Foto: Israel Fernandes)

Daqui a menos de um mês, em 20 de junho, começa oficialmente o inverno no Hemisfério Sul.  No Brasil, é uma época onde as chuvas são escassas e o clima é frio e seco. Com a baixa umidade, as doenças respiratórias são comuns, principalmente em crianças e idosos. Mas, no Sul de Minas, os termômetros já começaram a apresentar temperaturas baixas ainda em maio, durante o outono.

Na madrugada da última terça-feira, 26, pelo menos cinco cidades bateram recorde de menor temperatura: Maria da Fé, Caldas, São Sebastião do Paraíso, Passa Quatro e Varginha. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), essas cidades registraram temperatura abaixo de 7°C.

Já na madrugada desta quarta-feira, 27, os termômetros registraram números ainda mais baixos, havendo, inclusive, registros de geadas em algumas cidades, como Aiuruoca, Liberdade e Bocaina de Minas. Segundo o Inmet, o frio mais intenso foi registrado no distrito de Monte Verde, em Camanducaia, com temperatura de -1,7°C. Passa Quatro também bateu recorde essa madrugada: 3,7°C.

A previsão para esta quarta é de ainda mais frio no Sul e Sudoeste mineiro, com mínima de -2°C e máxima de 23°C, com ventos fracos/ moderados durante o dia e a noite.

Com informações do portal G1 Sul de Minas e Inmet