Por conta da pandemia da Covid-19, a programação de aniversário de Santa Rita de Jacutinga precisou ser cancelada. Você lembra da festa do ano passado? Relembre na reportagem do Jornal Panorama

TRADICIONAL FESTA DE MAIO 2019

“Paróquia Santa Rita de Cássia: 160 anos a serviço do Reino de Deus”.

            Na cidade de Santa Rita de Jacutinga iniciou-se no dia 1 de maio a tradicional Festa de Maio 2019, a festa da Paróquia Santa Rita de Cássia que em 2019 completa 160 anos. A programação contou com a descida da imagem de Nossa Senhora Aparecida da capela do alto que encontrou com a imagem de Santa Rita de Cássia, na Praça da Estação. De lá prosseguiu-se até a igreja matriz para uma abençoada missa. O dia dedicado a Santa Rita de Cássia foi comemorado no dia 22 de maio. A programação religiosa aconteceu na paróquia Santa Rita de Cássia arquidiocese de Juiz de Fora, nas comunidades rurais, com as santas missas, procissões, em dias de muita devoção e fé.

            A programação do dia 22 de maio ficou por conta do desfile cívico e cultural da rede municipal de educação em homenagem ao aniversário de emancipação político-administrativa do município. O desfile teve como tema “Clássicos literários – a escola municipal “Dona Antônia de Almeida” homenageia alguns clássicos da literatura”.

            Estiveram presentes, o prefeito Luiz Fernando Osório, o vice-prefeito Alexsandro Landim Nogueira, a primeira-dama e secretária de Administração Elizabeth Bittar Osório, a secretária municipal de Educação Ester Aparecida de Menezes, Rosimeire Márcia da Costa Braga e Maria Luiza Marques da Fonseca diretoras das escolas municipais, vereadores municipais, secretários municipais, autoridades e população.

            O cronograma do desfile contou com a apresentação da “soberania da nossa pátria” com o aluno Pietro Martins com a bandeira do Brasil, a bandeira do estado de Minas Gerais a guardiã Thalita Helena, a bandeira do município de Santa Rita a aluna Gisele de Souza Almeida Gomes, a bandeira da escola trazida pela guardiã Waila Mathias da Silva, o estandarte da escola municipal “Dona Antônia de Almeida”, as alunas Ana Beatriz e Maria Clara, o quadro da patrona da escola municipal pela aluna Jamile Aparecida Guimarães Resende.

            Os alunos do 2º e 3º anos homenagearam as obras de Jorge Amado, os alunos do 1º ano homenagearam o escritor William Shakespeare, com a obra Romeu e Julieta.

            A fanfarra FAME da E.M. “Dona Antônia de Almeida”, fundada no ano de 2014, através do Programa Mais Educação, a qual continua contagiando com a reverência e brilho de seus músicos pela maestria, frente a regência Maestro Breno Alcino de Oliveira.

            Os alunos do 2º período da educação infantil homenageou o escritor Monteiro Lobato com a obra “Sítio do picapau amarelo”; os alunos do 1º período da educação infantil homenageou o escritor Lewis Carol,  com a obra “Alice no país das maravilhas”; os alunos do maternal da educação infantil homenageou o escritor Antoine Saint-Exupery com sua obra “O pequeno príncipe”; os alunos uniformizados representando a E.M.Dona Antônia de Almeida; os alunos da E.M de Itaboca levaram o tema “Nunca o homem inventará nada mais simples, nem mais belo do que uma manifestação da natureza”; os alunos da E.M “Dona Santa – EJA” foram com o tema “Não importa o quanto você vá devagar, desde que não pare…”.

            Com grande destaque o desfile trouxe a faixa do dia 18 de Maio – Dia Nacional de Combate ao abuso e a exploração sexual infantil. A Polícia Militar com o tema “Faça sua parte para um trânsito mais seguro”, maio Amarelo! Apoio da Polícia Militar representada pela sargento Mariana Ramos Lacerda e sargento André Luiz e alunos da escola municipal Luiz Guilherme, Vitória e Arthur.

            Em seguida, ocorreu a apresentação da Escola Municipal Padre Machado com o pelotão dos alunos uniformizados; o pelotão representando “o funk como expressão contemporânea da cultura popular brasileira”, organizado pela professora Dasiele; em seguida o pelotão em homenagem aos 50 anos da chegada do homem à lua organizado pelas professoras Raíris, Ana Luíza e Claudete. Em seguida, a apresentação do pelotão mulheres na ciência organizado pelos professores Silas e Rodrigo; pelotão sonhando com um mundo melhor, organizado pela professora Cida; pelotão em homenagem aos adolescentes mortos no centro de treinamento do Flamengo, organizado pela funcionária Rosemary, em seguida a apresentação da anda de tambores e a banda marcial “COMUPEM”, regida pelo Maestro Breno Alcino de Oliveira.

            Logo após o desfile, aconteceu algumas apresentações de músicas expressivas do momento em que se vive a sociedade: Titãs “Pela paz”, do Jota Quest “Dias melhores” e Ivan Lins com “Depende de nós”. Para finalizar as apresentações a palavra foi franqueada e a secretária municipal de Educação Ester Aparecida de Menezes agradeceu a todos que direta e indiretamente estiveram empenhados na realização do evento. “Todos foram peças fundamentais para o sucesso, quero agradecer em especial às diretoras das escolas, aos professores, coordenadores e todos os alunos que deram um show em suas apresentações, agradeço também a administração municipal”, mencionou a secretária.

             A parte festiva foi caracterizada como as “Sextas de Forró”, sempre com uma atração pra fazer aquele arrasta pé de respeito. O “Sabadão Fest” levou uma atração diferente a cada sábado, tocando todos os estilos. E, no domingo, contou “Feira da Roça” com shows a partir das 11 horas e o “Domingo Sertanejo” animando as noites e fechando a programação do final de semana. 
            Sendo um dos principais eventos da cidade, com todo seu charme, extensão da programação religiosa, quermesse, bingos, leilões, quitutes deliciosos, muita animação com shows de vários estilos e a presença da Banda Cônego Marciano que sempre abrilhanta a festa. Toda a programação é realizada no palco principal da festa em frente à escadaria da Igreja Matriz. A festa de maio terminará no próximo mês dia 03 de junho.
           O evento é uma realização da Associação Comercial de Santa Rita de Jacutinga com organização da Comissão da Festa de Maio 2019, apoio da Prefeitura Municipal de Santa Rita de Jacutinga, Rede Ibitipoca Turismo e Hospitalidade, Emater MG, COMTUR, Policia Militar MG e Rádio Cidade das Cachoeiras.