Secretaria Municipal de Saúde de Bocaina de Minas confirmou, através do Boletim Epidemiológico desta quinta-feira (21), o 1° caso confirmado do novo Coronavírus no município.

O paciente vinha sendo monitorado pela Atenção Básica desde a última semana, apresentando alguns sintomas e agravo no quadro respiratório – paciente não apresenta histórico de contato com pessoa contaminada nem pertence a grupo considerado de risco, porém a família apresenta histórico de viagem para Resende – RJ.

O paciente foi testado por teste rápido, tendo resultado negativo e, a partir de então, passou a ser tratado para outros possíveis agravos respiratórios (conforme orientação da Secretaria Estadual de Saúde em acordo com a Atenção Básica municipal, a qual orientou a não notificação como caso suspeito inicialmente).
Devido a agravo no quadro clínico (respiratório) o paciente foi enviado para a Atenção Secundária e, na tarde desta quinta-feira, foi testado para Covid-19 obtendo resultado positivo, estando agora no Centro de Tratamento Intensivo (CTI).

Segundo a Secretária de Saúde, a família já havia sido colocada em quarentena desde o primeiro contato e, mesmo após o resultado negativo do teste rápido, foi orientada a assim permanecer até que fosse fechado o diagnóstico do paciente.

Ainda segundo o Boletim, todos permanecem em isolamento e quarentena, sendo monitorados pela Atenção Básica – todos assintomáticos. Todos os profissionais que tiveram contato com o paciente estavam devidamente paramentados e encontram-se também assintomáticos – serão afastados caso apresentaram sintomas.

A Prefeitura Municipal ressaltou ainda que todos os processos e divulgações da secretaria são realizados conforme orientação do Ministério da Saúde, representado pela Equipe de Vigilância Epidemiológica da Superintendência Regional de Saúde Juiz de Fora – MG.

A Secretária de Saúde reforça ainda para a população só procurar os Postos de Saúde em caso de extrema necessidade, devido a esse ambiente ser altamente insalubre neste período de pandemia. Reforçamos a necessidade das medidas de restrição e isolamento social, assim como as medidas de higienização constante para o combate da atual pandemia.

Nenhuma descrição de foto disponível.

Fonte: ASCOM da Prefeitura de Bocaina de Minas