Mais uma instituição de ensino portuguesa vai aceitar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como forma de ingresso em cursos de educação superior. Trata-se do Instituto Português de Administração de Marketing (IPAM), da cidade do Porto, em Portugal, que selou acordo com o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira).

Com isso, chega a 50 o número de instituições portuguesas que aceitam a nota do Enem para ingresso no ensino superior. O IPAM de Porto oferta cursos na área de marketing e gestão. São mais de nove mil alunos formados em 34 anos nas modalidades de licenciatura, pós graduação e mestrado.

A partir de agora, a instituição passa a ter acesso facilitado às notas dos estudantes que buscam vagas em seus cursos. Cabe ao IPAM definir as regras e o peso que a prova do Enem terá para a instituição. Já a revalidação do diploma e o exercício profissional dos brasileiros que se formam em Portugal fica a cargo da legislação nacional.

De acordo com o Inep, há tratativas em curso para que o Enem seja aceito, também, por instituições de educação superior da Espanha.