Em tempos de isolamento social provocado pela pandemia do Coronavírus, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), por meio da Subsecretaria de Esportes, lançou o Programa Mova Minas, para incentivar as pessoas, atletas profissionais ou não, a praticarem atividades físicas durante a quarentena.

O Mova Minas tem como objetivo ajudar as pessoas a permanecerem ativas fisicamente e mentalmente dentro de casa, realizando atividades com objetos que costumam ter como cadeiras, mochila, folhas de caderno, bola, toalha ou apenas com o peso do próprio corpo. Uma série de vídeos com exercícios que desenvolvem a capacidade cardiorrespiratória, cardiovascular, equilíbrio, flexibilidade, coordenação motora, força de membros inferiores e superiores, busca a manutenção da saúde e a qualidade de vida com responsabilidade social.

O servidor da Sedese e idealizador do projeto, professor de educação física Samuel Souza, afirma que o isolamento social em geral reduz o nível de atividade e acaba gerando um comportamento sedentário. “Foi pensando nesse impacto que idealizamos um programa de fácil acesso e eficaz, visando o bem-estar e a qualidade de vida dos mineiros”.

Samuel reforça ainda que o programa Mova Minas pretende levar atividades físicas dentro do seu lar sem a necessidade de contatos sociais, sem a obrigatoriedade de compra de equipamentos complexos, utilizando apenas objetos simples que todos têm dentro de casa”.

As atividades selecionadas são de intensidade moderada e promovem a aptidão cardiovascular e também auxiliam na diminuição do peso e gordura, melhora a força muscular, aumenta a flexibilidade, equilíbrio, fortalece articulações, além de muitos outros benefícios. A ideia é lançar uma serie de onze vídeos com exercícios que podem ser realizados por todos os membros da família. O primeiro vídeo de atividade física com a utilização da bola já está disponível no Facebook da Sedese e também no canal da secretaria no Youtube, assim como os vídeos para o pré e pós treinamento. 

Fonte: Sedese/MG