A Prefeitura de Olaria, após ter decretado situação de emergência por conta do coronavírus (decreto 37/2020) determinou a obrigatoriedade do uso de máscaras de proteção facial. A medida foi publicada no decreto 53, de 20 de abril de 2020.

A determinação é mais uma forma de proteger a população do contágio pela covid-19. O decreto ainda detalha como o equipamento de proteção deve ser usado: todos devem usar a máscara ao ir a qualquer estabelecimento do município, público ou privado, e também nas ruas.

Os comércios autorizados a funcionar devem disponibilizar máscaras a todos os funcionários. Já o comércio ambulante, assim como em vários municípios da região, também está proibido. Essa determinação não se aplica a serviços de entrega de mercadorias.

O decreto ainda fala sobre a obrigatoriedade de ficar em casa, especialmente aos maiores de 60 anos. Nos parágrafos que compõem o artigo segundo, é recomendado que as visitas a idosos, mesmo que por parentes, sejam evitadas ao máximo e que qualquer contato com pessoas dessa faixa etária deve ser feito com a utilização de máscaras por ambas as partes.

Para quem chegar em Olaria vindo de outras localidades, a fim de permanência ou residência, é determinado que seja feito o isolamento de 14 dias. Também as viagens para fora do município devem ser evitadas, e em caso de necessidade inadiável, o decreto recomenda que apenas uma pessoa faça a viagem, sempre usando máscara e realizando a higienização das mãos;

A Secretaria de Saúde é responsável pela fiscalização da entrada da cidade por meio de uma barreira sanitária. A finalidade é dissuadir a entrada de pessoas de fora e os profissionais da secretaria realizam os procedimentos sanitários previstos pelos protocolos de saúde.

Foto: Maicon Bukater