Por: Prefeitura de Passa Quatro

Hoje foi confirmado o 1º caso de COVID-19 em Passa Quatro. O paciente foi notificado com sintomas de síndrome gripal, há alguns dias, conforme consta em nossos boletins diários, e vinha sendo acompanhado pela equipe da Secretaria Municipal de Saúde de Passa Quatro. No momento, está evoluindo bem e não apresenta sintomas da doença.

Seguindo as normas do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, o paciente foi submetido ao teste rápido para detecção do COVID-19, nas condições recomendadas, e apresentou resultado POSITIVO. Somente os pacientes que apresentarem critérios para coleta de amostras podem ser submetidos ao teste rápido, de acordo com as orientações do Ministério da Saúde, por esse motivo, nem todos os casos de síndrome gripal poderão realizar teste diagnóstico.

A Secretaria Municipal de Saúde executou todas as ações recomendadas pelas autoridades de saúde de nosso país, desde a detecção do caso; e permanece acompanhando o estado de saúde do paciente, que se apresenta assintomático, bem como de seus contatos e familiares, que, até o momento, não apresentaram sintomas respiratórios.

Esclarecemos, ainda, que, de acordo com a Lei n° 13.709 de 14 de agosto de 2018, que dispõe sobre a proteção de dados pessoais, é garantida a confidencialidade de informações individuais de qualquer paciente, sob risco de sansões, em caso de descumprimento. Sendo assim, todas as informações pessoais, pertinentes ao caso, serão mantidas em sigilo, em respeito à legislação vigente.

Além dessa informação, acrescentamos que um caso novo de síndrome gripal, foi notificado hoje. Ao todo, 14 pacientes são monitorados pela equipe de saúde do município.

Orientamos a todos que mantenham as boas práticas referentes às medidas preventivas contra o COVID-19, a fim de evitar que a transmissão aumente em Passa Quatro. Aconselhamos a ficarem em casa, lembrando que a doença não tem tratamento específico e não tem vacina. Caso seja extremamente necessário ausentar-se de casa, utilizem máscaras da forma correta.