A Prefeitura Municipal de Arantina confirmou o primeiro caso de Covid-19 na cidade no último final de semana. O caso já era considerado suspeito e foi adiantado pelo Jornal Panorama na segunda-feira (4) . Segundo informações da Secretaria de Saúde do município, uma mulher de idade não revelada que veio do Maranhão sentiu sintomas da doença. Desde a chegada dela na cidade, no dia 1º de maio, a equipe de saúde vem acompanhando o caso e ela continua em isolamento desde então, sem contato com ninguém da cidade.

O resultado da paciente deu falso negativo em exame rápido realizado em Arantina. Para tirar qualquer dúvida sobre o caso, a Secretaria de Saúde realizou um exame com recursos próprios da Prefeitura em uma laboratório de Juiz de Fora e teve a confirmação por exame de Swab nasofaringe e orofaringe.

De acordo com a Secretária de Saúde, Alessandra Rezende, a orientação para toda população de Arantina é de continuar em casa, higienizar as mãos sempre que possível e fazer a utilização de máscaras. ”O que faz com o que o vírus não chegue até nós é o isolamento social, as pessoas precisam se manter isoladas. Se elas forem em mercados ou em locais mais aglomerados é muito importante o uso de máscaras”, explicou Alessandra Rezende.

Segundo o boletim epidemiológico da cidade, um outro caso aparece como suspeito. Foi realizado o teste rápido no paciente, que deu negativo. Seguindo o protocolo, a Secretaria de Saúde irá fazer um novo teste no laboratório de Juiz de Fora para sanar qualquer dúvida.