Ações da prefeitura incluem distribuição máscaras para beneficiários do Bolsa Família

A Prefeitura de Andradas publicou um novo decreto com medidas de prevenção contra a covid-19. O documento, de nº 2154/2020, foi publicado em 2 de maio e traz novas recomendações à população.

Um dos motivos descritos pela prefeitura para a publicação do decreto é o Boletim Epidemiológico nº 07, de 6 de abril de 2020, do Ministério da Saúde, que estabelece que os municípios que implementaram medidas de Distanciamento Social Ampliado (DAS) e nos quais os números de casos confirmados não tenha impactado em mais de 50% de capacidade instalada para atendimento hospitalar, devem iniciar a transição para Distanciamento Social Seletivo (DSS). Outro ponto considerado foi o resultado satisfatório das ações já implantadas anteriormente.

De acordo com o decreto, os estabelecimentos comerciais e de serviços estão autorizados a fazer um retorno gradativo e controlado desde o dia 4 de maio, assim como as igrejas e templos religiosos. Mas, para o funcionamento, é preciso aprovação de plano de contingenciamento pela Gerência da Divisão de Vigilância de Saúde e pelo Supervisor da Seção de Vigilância Sanitária e Epidemiológica. Outro aspecto importante do decreto é o artigo 2º, que autoriza o retorno da feira livre desde que observados o uso obrigatório da máscara e disponibilização de álcool em gel 70%.

No documento ainda consta que idosos, crianças, gestantes e pessoas com doenças crônicas que se enquadrem no grupo de risco devem manter o máximo de distanciamento social, devendo permanecer em suas próprias residências. Em relação às máscaras de proteção, sua utilização é recomendada a toda a população. Entretanto, em transportes públicos coletivos, particulares, órgãos públicos e estabelecimentos comerciais e empresariais seu uso se torna obrigatório.

Estabelecimentos que oferecem serviços voltados à alimentação também estão liberados a retornar suas atividades, desde que respeitem alguns requisitos, como ocupação máxima de 30% da sua capacidade e a permissão de entrada apenas de clientes que estejam utilizando máscaras. Academias de ginástica, lutas, danças e similares, também devem seguir regras específicas para seu funcionamento. Assim como igrejas, templos e afins, que deverão assegurar que fieis e colaboradores utilizem máscara durante todo o período que estiverem dentro dos locais.

Prefeitura distribui máscaras para beneficiários do Bolsa Família

No dia 4 de maio, a Prefeitura de Andradas iniciou a distribuição de máscaras de proteção destinadas aos beneficiários do Bolsa Família.

As máscaras serão distribuídas para os beneficiários do programa cadastrados no município de Andradas. As entregas serão feitas da mesma forma do pagamento do benefício, considerando o final do número do NIS (Número de Identificação Social). Para retirar, o responsável familiar deverá levar documento de identificação e receberá máscaras para todos os membros de sua família cadastrados no Cadastro Único. A expectativa é distribuir cerca de 2661 máscaras.

A distribuição acontecerá no Poliesportivo Risoleta Neves (R. Joaquim de Souza Bastos, 860), das 12h às 18h, conforme cronograma:

Segunda-feira, dia 04/05: Final 1
Terça-feira, dia 05/05: Final 2
Quarta-feira, dia 06/05: Final 3
Quinta-feira, dia 07/05: Final 4
Sexta-feira, dia 08/05: Final 5
Segunda-feira, dia 11/05: Final 6
Terça-feira, dia 12/05: Final 7
Quarta-feira, dia 13/05: Final 8
Quinta-feira, dia 14/05: Final 9
Sexta-feira, dia 15/05: Final 0

Até a data de publicação desta matéria, Andradas não tem casos confirmados do novo coronavírus.

Com informações da Prefeitura de Andradas