Por: Bruno Fonseca e Juliana Carvalho

O Secretário de Saúde de Baependi, Wesley Alessandro, informou na noite desta segunda-feira (4), que uma baependiana que mora em São Paulo e esteve na cidade no feriado do dia 1º de Maio testou positivo para Covid-19 em teste rápido realizado na cidade. No entanto, ainda de acordo com o Secretário, a mulher que tem cerca de 45 anos, foi diagnosticada com a doença no dia 14 de março, quanto ainda estava na cidade paulista.

Segundo a Secretaria de Saúde de Baependi, todos que tiveram contato com a mulher estão sendo observados. Em vídeo divulgado na internet, o Doutor Nilo, clínico-geral do município, explicou que o exame confirmado foi um teste rápido que identifica anticorpos que são produzidos durante a doença. O médico esclareceu que a paciente teve sintomas da doença em março e cumpriu isolamento por 20 dias, seguindo orientações da área da saúde.

A baependiana, que não tem mais sintomas da Covid-19, ficou no município entre a sexta-feira (1) e segunda-feira (4), quando voltou à sua cidade. Ainda de acordo com o Doutor Nilo, ela esteve na casa de familiares na zona rural. O caso foi notificado para a Regional de Saúde de Varginha, mas como não será possível acompanhar o estado clínico da paciente, a notificação entrará na estatística como um caso de São Paulo e não de Baependi.

O médico ainda afirma ser pouco provável que a paciente ainda estivesse infectada com o vírus, por conta do tempo desde a aparição dos primeiros sintomas, que aconteceu há cerca de 45 dias. O Doutor Nilo ainda reforçou no vídeo divulgado que a população não precisa ter pânico, pois a equipe da saúde está acompanhando o caso, porém é necessário seguir as orientações para conter a Covid-19, como o isolamento social e do uso de máscaras, que é obrigatório no município.

Confira o vídeo completo divulgado pela Prefeitura de Baependi: