Arantina ainda não tem casos confirmados do novo coronavírus, mas a doença que vem assombrando o mundo também preocupa as autoridades locais. Desde o mês de março, quando a questão da covid-19 chegou ao Brasil, a prefeitura municipal instalou barreiras sanitárias que estão ajudando a manter a doença fora da cidade.

Um decreto municipal publicado em março suspendeu as atividades não essenciais do comércio municipal, seguindo as orientações do Ministério da Saúde. Na última sexta-feira (1), a Prefeitura publicou um novo decreto autorizando o funcionamento do comércio das 8h da manhã até às 14h, a partir desta segunda-feira (4), seguindo todas as medidas preventivas contra a covid-19.

Arantina tem cerca de 2.8 mil moradores segundo o último censo e a estrutura da saúde do município depende de municípios vizinhos, como Juiz de Fora e Bom Jardim de Minas. Por conta disso, as autoridades da área de saúde estão reforçando a importância do isolamento social na cidade. Assim como em todo estado, as aulas estão suspensas e as atividades religiosas, como missas e cultos, estão proibidas.

De acordo, com a Secretária de Saúde Alessandra Rezende, a cidade já preparou uma sala isolada dentro da UBS para se precaver em confirmações de casos do novo coronavírus. Segundo ela, o município não tem estrutura para manter um paciente em estado grave de covid-19. Por conta disso, caso tenha alguma pessoa que necessite de internação com coronavirus, ela ficará na sala provisória montada pela equipe de saúde e posteriormente será transferida para Juiz de Fora ou Bom Jardim de Minas, dependendo da gravidade do caso.

O uso de máscaras é obrigatório no município

Mesmo com dificuldades financeiras naturais de todos os municípios mineiros, Arantina conseguiu comprar itens de necessidades básicas para a contenção da covid-19. Outra iniciativa da equipe de saúde foi a distribuição de máscaras para a população mais carente que pode adquirir na sede da prefeitura municipal ou na Polícia Militar.

O uso de máscaras ajuda a conter a transmissão do vírus e é um forte aliado na luta contra a covid-19. Por conta disso, a utilização da máscara é obrigatória nos centros comerciais e locais públicos do município

Semanalmente as praças e os estabelecimentos públicos e comerciais estão sendo limpos e desinfetados. Além disso, um carro de som passa diariamente nas ruas informando a população sobre as medidas necessárias para conter o vírus.

Caso suspeito de coronavírus em Arantina

Na última sexta-feira (1), a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Saúde, foi notificada sobre um caso suspeito no município. Segundo informações da equipe de saúde local, uma mulher que veio do Maranhão apresentou sintomas de gripe e dor de garganta. Por conta das precauções contra a covid-19, a equipe de médicos de Arantina está acompanhando o caso e a mulher e seus familiares estão isolados em casa. Ainda nesta semana, será feito o exame de confirmação ou não do novo coronavírus.

Fotos: Secretaria de Saúde