Sempre empenhada na promoção do bem estar e na preservação da saúde da população vicenciana, a administração municipal se antecipa e adquire mais dois respiradores mecânicos mesmo que, no município, ainda não haja registro de contaminação pelo novo coronavírus.

Com a aquisição dos novos equipamentos, que são de última geração e chegaram à cidade nessa quinta-feira (2), o Hospital São Vicente de Paulo passa a contar com cinco respiradores, garantindo o atendimento adequado de casos que possam vir a ser confirmados.

Respiradores são máquinas que ajudam os pulmões a inspirar e expirar quando a pessoa não tem a capacidade de operar normalmente seu sistema respiratório. Um respirador tem uma reserva de ar alimentada com ar e oxigênio.

Essa reserva é comprimida diversas vezes por minuto, o que força o ar a ir até os pulmões do paciente, que ficam conectados ao aparelho por tubos e válvulas. Quando o ar é expulso da máquina e inserido nos pulmões, o órgão – que é naturalmente elástico – se expande, simulando a respiração normal.

Ao se expandirem, os respiradores também retiram o gás carbônico produzido na respiração.

Posted by Prefeitura Municipal De São Vicente De Minas on Saturday, April 4, 2020

Higienização e isolamento social precisam ser mantidos

Enquanto outras cidades têm dificuldade para conseguir até mesmo insumos básicos necessários à prevenção e ao diagnóstico da COVID- 19, a Prefeitura de São Vicente já investe em equipamentos para tratamento de possíveis infectados.

A aquisição feita pela administração, entretanto, não descarta a manutenção de ações preventivas de higiene e o isolamento social, que são as formas eficazes de se prevenir a COVID-19, conforme a Organização Mundial de Saúde (OMS).

“Estamos fazendo a nossa parte. Mas é fundamental que a população nos ajude a prevenir a transmissão do novo coronavírus. Por isso, voltamos a pedir a todos que só saiam em caso de extrema necessidade. É também muito importante lavar cuidadosamente e com frequência as mãos ou higienizar com álcool gel, evitar tocar os olhos, o nariz e a boca e não compartilhar objetos de uso pessoal”, destaca o prefeito Lili.

Fonte: Assessoria de comunicação da Prefeitura de São Vicente de Minas