O ministro Onyx Lorenzoni explicou o processo que o governo federal trabalha para resolver como o auxílio emergencial de R$ 600 será pago aos trabalhadores informais. Em entrevista ao Brasil Urgente, o ministro estimou que os pagamentos devem começar em 7 ou 8 de abril.

Desde que foi aprovado no Congresso Nacional, o projeto está nas mãos do presidente Jair Bolsonaro para se tornar lei. As equipes dos ministérios da Cidadania e Economia trabalham para estabelecer como o dinheiro chegará para os brasileiros.

Segundo o ministro Onyx, o levantamento feito pelo governo chegou ao número de 54 milhões de pessoas que são informais e se enquadram na lei para receber o auxílio, o que leva o impacto financeiro de R$ 98 bilhões no orçamento da União.

O Ministério da Cidadania está desenvolvendo uma tecnologia onde as pessoas que possuam o cadastro único vão colocar as informações, e rapidamente o sistema vai dizer a conta que o benefício será depositado.

“O presidente deu a ordem de que a gente faça o mais rápido possível para o dinheiro chegar na mão das pessoas. O recurso está garantido, vai chegar nas pessoas entre segunda e quarta. Não adianta ir na Caixa, no Banco do Brasil, porque o sistema, ainda não está em condição de fazer o recurso chegar”, disse o ministro.

Fonte: BAND