Uma convergência dos ventos vai colaborar para a formação de muitas áreas de instabilidade sobre Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo.

O mês de Abril começa com alerta e situação de perigo para chuvas fortes e volumosas que podem acumular aproximadamente 100 milímetros, principalmente no norte do Rio de Janeiro. A madrugada desta quarta-feira (01/04), todo o período da manhã e o início de tarde serão marcados por temporais, chuvas volumosas e potencial para alagamentos.

A instabilidade também se espalha sobre a zona da mata mineira, sul de Minas e o centro-sul do Espírito Santo. As capitais Vitória e Belo Horizonte ficam em alerta para o risco de temporal que por vezes durante o dia podem ser fortes.

Quarta-feira de sol, calor e sem expectativa de chuva no norte de Minas Gerais, sul, leste e oeste do estado de São Paulo.

No triângulo mineiro, Vale do Rio Doce e do Jequitinhonha, norte paulista, serra da Mantiqueira e na cidade do Rio de Janeiro, o sol aparece, faz calor e a partir da tarde ocorrem pancadas de chuva isoladas com raios.

A tendência é que a toda essa área de chuvas fortes e volumosas percam força na quinta-feira. Meso assim, o calor e a umidade presente na atmosfera facilitam o crescimento de nuvens e as pancadas de chuva nas capitais São Paulo, Belo Horizonte e Vitória.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Climatempo