O município registou o primeiro caso de dengue neste ano de 2020 e todas as medidas cabíveis estão sendo realizadas. O paciente está aos cuidados do clínico geral da Santa Casa de Pouso Alto, e se encontra em casa em plena recuperação. Os agentes de endemias já realizaram o bloqueio vetorial na rua onde reside o paciente para a contenção do vetor.

A notificação do caso foi realizada por Leila Aparecida dos Santos Monteiro, coordenadora da vigilância em saúde, que abrange a Vigilância Epidemiológica, segundo ela, o caso é de um paciente do sexo masculino, 58 anos, que não esteve fora de Pouso Alto nos últimos meses. “Os primeiros sintomas ocorreram no dia 17 de março, a primeira sorologia com teste deu negativo. Orientado para retornar ao laboratório dentro de 7 dias, para nova coleta, a segunda amostra deu resultado positivo”, informa.

Ainda segundo a coordenadora “a primeira coleta da amostra não detectou, pois estava no período encubatório”, completa.

Hoje, 24 de março, os agentes de Endemias José Edson Antunes e Fernanda Amâncio dos Santos realizaram bloqueio vetorial na rua onde reside o paciente para contenção do vetor, seguindo as orientações da Regional de Varginha.

“Mesmo na luta contra o Coronavírus, temos que lutar para combater a Dengue”, destaca Leila Aparecida dos Santos Monteiro.

Fotos: Leila Aparecida dos Santos Monteiro, coordenadora da vigilância em saúde – Vigilância Epidemiológica de Pouso Alto