A Prefeitura Municipal de Pouso Alto realizou, na manhã dessa quarta-feira (18), uma reunião para discutir ações para o enfrentamento ao COVID-19 no município. Participaram, além do Prefeito, do Vice-prefeito e do Secretário Municipal de Saúde, outros secretários municipais, médicos, enfermeiros, agentes de saúde, representantes da Santa Casa, Polícia Militar, líderes religiosos e outros profissionais com atividades relacionadas à Saúde. Coordenados pelo Secretário Municipal de Saúde, os participantes debateram e ouviram os profissionais da área, com o objetivo de tomar as medidas necessárias, cada um em seu setor, e transmitir as informações corretas ao maior número possível de pessoas. O Prefeito informou que vai expedir um decreto ainda hoje, bem como a criação de um Comitê Local para o Enfrentamento do COVID-19.
A maior preocupação dos participantes da reunião, especialmente dos profissionais de saúde, é o fato de o município ser cortado por uma rodovia, que dá acesso a três capitais: São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. Entre as medidas preventivas citadas, além daquelas mais comuns, como as relacionadas à higiene, está a necessidade de quarentena pelas pessoas que chegaram ou estão chegando de outras regiões do país. Será obrigatório o isolamento, em casa, por 07 (sete) dias. Quem tiver sintomas de resfriado deve ficar em casa por 14 (quatorze) dias. E, independente de fazer parte do grupo de risco ou ter tido contato com pessoas possivelmente infectadas, a determinação é para que a população só saia de casa, quando estritamente necessário e tome todas as medidas preventivas divulgadas. Sobre a falta de álcool em gel e de máscaras no mercado, foi informado que, mais importante que o uso do primeiro é a lavagem correta das mãos e a limpeza adequada de utensílios, equipamentos e superfícies em geral, e as máscaras devem ser usadas somente por pessoas com algum tipo de doença contagiosa ou em tratamento de doenças graves, profissionais de saúde e cuidadores de pessoas que fazem parte do grupo de risco. As máscaras não evitam a contaminação. Elas evitam a transmissão.
Após a publicação do Comitê Local, a Prefeitura divulgará os canais oficiais de comunicação para esclarecer a população sobre as ações tomadas pelas autoridades e as que os cidadãos devem tomar.

O maior alerta é para que as pessoas busquem informações somente em canais oficiais.

Fonte e fotos: Prefeitura Municipal de Pouso Alto