A Prefeitura de São Vicente de Minas vem adotando medidas para evitar a transmissão do Coronavírus (Covid 19) no município. O novo vírus já é pandemia mundial (enfermidade epidêmica amplamente disseminada).

Depois de se reunir com as equipes do Hospital São Vicente de Paulo e da Prefeitura Municipal para alinhar ações, nesta terça-feira (17) o prefeito Lili assinou um decreto que define normas e regras a serem seguidas por servidores municipais, em prédios e espaços públicos.

Não existe nenhum caso confirmado na cidade. Entretanto, as medidas de prevenção são fundamentais para evitar qualquer tipo de contágio, principalmente nos locais de grande aglomeração.

A disponibilização de álcool gel, papel e sabonete em todos os órgãos públicos, assim como nos veículos de transporte das áreas da saúde e da educação estão entre as ações da administração, que vai ainda afastar preventivamente do trabalho as gestantes, que fazem parte dos grupos de risco para a doença.

Quando forem retomadas as aulas na rede pública, na próxima segunda-feira (23), serão realizadas palestras informativas para as crianças, que são agentes multiplicadores de informação.  O mesmo tipo de palestra (com informações como a forma correta de lavar as mãos) será feita também com os motoristas da saúde e da educação.

Será feito também um cadastro para as pessoas com sintomas que ligarem para a secretaria ou acessarem o site da Prefeitura Municipal buscando esclarecimentos.

Caso necessário, o motorista irá buscar a pessoa para levar ao hospital. Essa ação pioneira da Prefeitura de São Vicente de Minas tem por objetivo evitar a proliferação do vírus, com a circulação de possíveis infectados pelas ruas da cidade.

 As gestantes terão ainda ao seu dispor o acompanhamento diário por telefone.

A Prefeitura avalia também a urgência e a necessidade das viagens, como forma de se evitar a aglomeração de pessoas, que aumenta o risco de transmissão do Coronavírus.

 A realização de eventos, como o Campeonato Interno de Futebol, está suspensa, e a EXPAI vai depender da evolução da doença.

Por fim, a administração municipal recomenda que as empresas instaladas em São Vicente de Minas adotem medidas como essas para evitar a proliferação do novo vírus, assim como os templos religiosos. E periodicamente, serão divulgados boletins informativos sobre a situação.

Fonte: Assessoria de comunicação da Prefeitura de São Vicente de Minas