Dividido em dois dias, evento teve objetivo de orientar e atualizar agentes públicos para o pleito de 2020

O Circuito Mineiro de Formação de Gestores e Legisladores Públicos chegou à Arantina nos dias 10 e 11 de março para orientar os pré-candidatos ao pleito de 2020. O palestrante e professor Alexandre Santos ministrou os dois dias de aprendizado na sede da Câmara Municipal.

Estiveram presentes vereadores das câmaras municipais de Arantina, Bom Jardim de Minas, Santa Rita de Jacutinga e Simão Pereira, além de representante da cidade de Andrelândia e da secretária de Educação do município, Daniela Pires. O primeiro dia de curso abordou o tema “Reforma política e os impactos nos municípios”, no qual Alexandre falou sobre os coeficientes eleitorais e partidários, ajudando os presentes a compreender como um candidato é eleito.

“O objetivo principal é que todas as pessoas, não só os agentes políticos mas a população, conheçam as novas regras para as eleições desse ano e que se sintam capacitados de fazer a escolha de participar ou não da eleição. A partir desse conhecimento, a pessoa sabe como ela tem que proceder para participar tendo chance, para poder colocar as propostas dela no meio político; e efetivamente assim a gente consegue dar oportunidade para todo mundo participar das eleições”, explicou o professor Alexandre Santos.

O presidente da Casa Legislativa de Arantina, vereador Dirceu Landim, abriu o encontro. “O professor já esteve aqui em Arantina outras vezes. É muito importante para todos saberem como estão as leis com todas essas mudanças”, disse na abertura do evento. Durante o curso, os presentes puderam tirar dúvidas e simular dados eleitorais de seus municípios. O segundo dia de circuito, os presentes puderam aprender sobre “Lei eleitoral aplicada às eleições de 2020 e Lei da Transparência e os impactos das redes sociais”.