Foto: Diocese da Campanha

A Prefeitura Municipal de Baependi publicou nesta segunda-feira (16), de março,  um decreto proibindo a realização de eventos, festivos, esportivos e afins com aglomeração superior a 100 pessoas por conta da pandemia do Coronavírus.

Antes da reunião ordinária na Câmara Municipal de Baependi, membros da sociedade Civil, vereadores municipais, o prefeito Hitinho Rollo, representantes do hospital da cidade e da Igreja Católica se reuniram no prédio da Câmara para debateram a questão do coronavírus e, o impacto na celebração da Semana Santa na cidade.

Devido a essa situação não será possível realizar a celebração festiva da Semana Santa no município.

Por ser uma data religiosa, dentro de um calendário pré-definido não haverá o adiamento da celebração. Os membros da igreja de Baependi aguardam ordens superiores para a definição do que será feito na Semana Santa, respeitando o decreto da Prefeitura Municipal.

A Prefeitura Municipal nesta segunda-feira também cancelou a participação das barracas no período de março a meados de abril.

Foto: Reprodução internet

Na 4ª Reunião Ordinária da Câmara Municipal de Baependi

Os vereadores prosseguiram a reunião normalmente com a leitura dos ofícios, ao final da reunião, foi feita a participação por telefone a Dra. Camila, de Baependi, que está nos Estados Unidos, ela falou sobre a questão do Coronavírus e, tirou dúvidas dos vereadores. Estiveram presentes, os vereadores municipais, o prefeito de Baependi, Hitinho Rollo, representantes do hospital, da igreja católica o pároco da Paróquia Santa Maria de Cônego Marcos e o padre Edson Pereira de Oliveira reitor do santuário da Imaculada Conceição de Nhá Chica. A reunião está na íntegra na página de Facebook Câmara Municipal.

4ª Reunião Ordinária

O Santuário da Imaculada Conceição da Beata Nhá Chica comunicou nesta semana a suspensão das missas com a presença dos fiéis, por tempo indeterminado, as missas serão transmitidas todos os dias, pela internet e pela rádio e TV Nhá Chica Web, porém sem a participação dos fiéis, o santuário estará aberto de 7h as 17h apenas para a visitação.

Santuário da Imaculada Conceição da Beata Nhá Chica

E, atenção aos pais: As escolas municipais de várias cidades do Sul de Minas também se encontram com as aulas suspensas por período o temporário, os pais devem ficar atentos, pois cada escola estará suspendendo as aulas de acordo com a situação do munícipio, para que possam contribuir NO COMBATE do Coronavírus.

Coronavírus no Sul de Minas

As medidas têm sido tomadas devido ao número de casos suspeitos de coronavírus que surgem na região. De acordo com o último boletim divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, o Sul de Minas tem 15 suspeitas da doença em investigação.

No estado de Minas Gerais, até o momento foram notificados 386 casos suspeitos, sendo que 85 foram descartados. Outros 297 casos continuam em investigação como suspeitos e quatro casos foram confirmados. Juiz de Fora e Patrocínio agora se juntam a Divinópolis e Ipatinga com infecções confirmadas. Varginha continua liderando a lista no Sul de Minas com quatro casos em investigação.

Os números divulgados pelas secretarias e o Ministério da Saúde não são necessariamente iguais, já que os órgãos têm horários e procedimentos distintos para apresentação de seus boletins diários.

Casos suspeitos de coronavírus no Sul de Minas:

  • Varginha: 4 casos
  • Três Corações: 2 casos
  • Alfenas: 2 casos
  • Boa Esperança: 2 casos
  • Itajubá: 1 caso
  • Pouso Alegre: 1 caso
  • Passos: 1 caso
  • Poços de Caldas: 1 caso
  • Santa Rita do Sapucaí: 1 caso

Informações: G1 Sul de Minas