Há seis anos, Rafael Russano se dedica em fotografia e edições artísticas  

No sábado, dia 7 de março, o fotógrafo Rafael Russano realizou um workshop voltado para os fotógrafos da região; foram cerca de oito horas de curso no Hotel Real, na cidade de São Lourenço.  Na parte da manhã, Rafael passou o conteúdo “Como pensar uma fotografia criativa, através de sua Composição”, “Plano”, “Cores”, “Volume” e “Poses”. Na parte da tarde, os cursistas puderam entender os processos de como realizar uma edição avançada e de como as imagens funcionam, “Leitura crítica sobre fotografias”, “Limpeza de Pele”, “Volume”, “Color Grading”, “Nitidez”, “Fluxo de Trabalho” e “Fechamento de arquivo”. Para auxiliar os fotógrafos, a modelo Analice Reis posou para as fotos.

Rafael Russano é de Pouso Alto e atualmente reside em Belo Horizonte

Rafael Russano, é um fotógrafo de Pouso Alto que atualmente trabalha na capital mineira e, em seus seis anos de carreira fotográfica, trabalha com fotografias criativas e edições exclusivas. Ele falou ao JORNAL PANORAMA um pouco de sua trajetória. “Descobri os cursos de comunicação um pouco na sorte, estudava Ciências da Computação e percebia que não era exatamente o que eu queria, apesar de ser alguém super tecnológico. Quando entrei no mundo artístico, fazendo curso superior de Produção Multimídia, eu já soube de cara que aquele era o meu lugar. Nesse momento, estar em Belo Horizonte foi peça fundamental para me livrar de muitas críticas, que se comparavam ao descaso comum com artistas. Uma cidade (capital) completa que valoriza a diversidade”, mencionou.

“Com o tempo de curso, fui me descobrindo como fotógrafo e dedicando cada vez mais em cursos e estudos pessoais (de forma autodidata). Consequentemente, me profissionalizando e já criando projetos pessoais”, destacou o fotógrafo Rafael.

Ingrid Beltrame também trabalha como fotógrafa e deu seu depoimento sobre o workshop. “Ter participado do Workshop do Rafael Russano foi um grande aprendizado, imenso. Principalmente na parte de edição de pele que era algo que eu buscava muito. Como ele mesmo disse, é bem difícil, mas com a prática, certamente chegarei na excelência”, ressaltou a fotógrafa.

Foto retirada do Instagram do Fotógrafo Rafael Russano

O fotógrafo ainda comentou como se avalia em seu trabalho e realiza sua busca por aprendizado. “Meu desejo sempre foi querer mais, referências, amigos e conhecimento em geral… Essa fome me manteve sempre ativo e atento. Errar foi necessário, mas participar ainda mais. Sempre soube que nada viria por acaso, mas que tudo, em certo momento, faria um sentido positivo. Então eu sempre corri atrás em destacar dos restantes, seja errando, ou participando”, conta.

“Hoje eu me sinto um profissional cada vez mais realizado e preparado, porém nunca satisfeito. Não por falta de agradecer, mas sim por querer aprender constantemente”, disse o fotógrafo. Suas palavras também servem de motivação para os jovens fotógrafos, que como ele anseiam, sucesso no meio artístico. “Não quero ser e não sou o melhor, sou um jovem aprendiz louco por arte, louco por conhecimento e louco por ser feliz fazendo o que eu amo”.

Veja os trabalhos do fotógrafo aqui