Presidente da Câmara de Itanhandu, vereador Cleberson José, na plataforma elevatória

Cadeirantes e pessoas com necessidades especiais poderão frequentar a casa do povo

A Câmara Municipal de Itanhandu recebe plataforma elevatória para a acessibilidade de todos que a necessite. Um antigo problema da Câmara Municipal de Itanhandu é solucionado. Desde que a Câmara foi construída, o único acesso era uma escada do prédio que é no segundo pavimento, sendo assim, impossibilitava cadeirantes, idosos e pessoas com alguma dificuldade de articulação dee acessar a Câmara Municipal, que é a casa do povo.

O problema que a Câmara de Itanhandu enfrentava nos últimos anos foi questionamento e pauta de muitas reuniões, nessa e em legislaturas anteriores, pois a Casa das Leis estava até então fora da Lei de Acessibilidade.

Foi aí então que o atual presidente da Câmara de Itanhandu, vereador Cleberson José, junto da Mesa Diretora e com apoio dos demais vereadores, resolveu buscar uma solução assim que assumiu a presidência em 2019. Depois de estudos, constatou-se que uma rampa seria inviável de ser construída, um elevador teria um alto custo e ainda necessitaria de manutenção periódica e não era essa a intenção, o objetivo principal era apenas tornar a Câmara acessível a todos. Dessa forma surgiu a ideia de se instalar uma plataforma elevatória que pudesse de fato dar acessibilidade a todos que realmente precisassem. A Câmara não tinha espaço para isso e então o presidente Cleberson procurou pelo prefeito Evaldo para que a prefeitura pudesse ceder para a Câmara, uma sala logo abaixo do Plenário e ao lado da entrada da Câmara. O prefeito, tomado por espírito público, atendeu ao pedido entendendo a real necessidade da Câmara de se adequar à questão da acessibilidade. Com o espaço disponível, foi licitada uma plataforma elevatória e também a reforma do prédio para recebê-la. No dia 11 de fevereiro, foi instalada a esperada plataforma que agora tornou o prédio da Câmara acessível a todos que precisarem e quiserem frequentar o Poder Legislativo de Itanhandu.

 Em resposta ao Jornal Panorama, o presidente Cleberson disse estar muito satisfeito com o resultado da obra e salientou: “A Câmara é a Casa do Povo, ela precisa estar acessível a todos que desejarem participar das reuniões, das audiências públicas ou mesmo aqueles que desejam ir a Câmara emitir seu cartão de vagas especiais para estacionamento ou simplesmente procurar informações e documentos. Essa legislatura está deixando um grande legado, é um mérito dos atuais vereadores que sempre se preocuparam com este assunto”, afirmou. 

Fonte e foto: Câmara Municipal de Itanhandu