A cidade histórica de Tiradentes completou no domingo (19), 302 anos de cidade e 318 de história. Berço da Liberdade brasileira, o município celebrou mais um ano de vida com uma Cerimônia Cívica e um Desfile Militar e das Entidades de Tiradentes, na Praça Cívica Largo do Sol.

Estiveram presentes o Prefeito Municipal, José Antônio do Nascimento, o Vice-Prefeito Luiz Carlos Barbosa, o Tenente Coronel Sérgio Ricardo Reis Matos, CMT do 11º Batalhão de Infantaria de Montanha, o Comandante do Trigésimo Oitavo Batalhão da Polícia Militar, Tenente Coronel Luiz Eduardo Coelho, o Comandante da Centésima Nonagésima Companhia de Polícia Militar e o Capitão Tassinari. Representando o Poder Legislativo de Tiradentes marcaram presença os vereadores, Marcos Antônio da Silva, Jonas William Rosa, Leonardo Jesus Matos, Alexandre José Almeida, Célio Bernardo Paiva e Claudinei Roberto dos Reis.

O evento contou com a participação da Banda Ramalho que tocou o Hino Nacional quando foi feito o hasteamento da bandeira do Brasil, de Minas Gerais, de Tiradentes e dos municípios emancipados ao longo da história. Participaram do hasteamento o Tenente Coronel do Exército Sérgio Ricardo (Bandeira do Brasil), o Tenente Coronel da PMMG, Luiz Eduardo Coelho (Bandeira de Minas Gerais), o Prefeito José Antônio do Nascimento (Bandeira de Tiradentes), o Secretário de Saúde José Roberto dos Santos (Bandeira de Ritápolis), o Prefeito Fúvio Olímpio (Bandeira de Coronel Xavier), o representante do Prefeito de Barroso, Wanderson Nascimento (Bandeira de Barroso), o vice-prefeito de Lagoa Dourada, Alex Magno Goddi (Bandeira de Lagoa Dourada), o vice-prefeito de Tiradentes, Luiz Carlos Barbosa (Bandeira de Santa Cruz de Minas) e Claudio Tadeu (Bandeira de Santiago)

Dando continuidade à Cerimônia, os presentes ouviram o Toque de Silêncio em homenagem a todos os tiradentinos nascidos e abençoados desde o ano de 1702. Após os pronunciamentos oficiais, as professoras Leonor Gomes e Arlete Nascimento, demonstraram o amor por Tiradentes. A solenidade trouxe o desfile das instituições que atuam na cidade com a presença do 11º Batalhão de Infantaria de Montanha, da Polícia Militar, e do Corpo de Bombeiros Voluntários de Tiradentes, Sociedade Orquestra e Banda Ramalho, Teatro Entre & Vista, Associação dos Blocos de Tiradentes, Congado de Nossa Senhora do Rosário e Escrava Anastácia, Associação dos Charreteiros, Equipe de Corrida Tirarunners e Loja Maçônica abrilhantaram a manhã de Tiradentes.

O Prefeito Municipal, José Antônio do Nascimento destacou que “O aniversário é sempre um momento de reflexão, discernimento e avaliação sobre os rumos que as nossas vidas têm tomado até o presente. Comemoramos o aniversário de todos nós tiradentinos, são-josefenses que exercemos o nosso papel de cidadão cuidando e zelando pelo nosso município. Nesses três anos de gestão a nossa administração vem transformando o futuro em presente, lembrando os avanços e o desenvolvimento desta cidade, nas mais diversas áreas, na melhoria dos serviços públicos como educação, meio ambiente, mobilidade assistência social e principalmente na saúde. Manifesto aqui primeiramente o orgulho que sinto em estar prefeito e ser servidor público desta terra que tanto amo, onde contribuo com o meu trabalho para fazer deste município um lugar digno e acolhedor e melhor de se viver”, disse José Antônio do Nascimento, o Zé Antônio do Pacu. Ainda durante as festividades, o Instituto Histórico e Geográfico de Tiradentes realizou sessão solene, no Sobrado Ramalho, seguido pelo lançamento do livro “Ruas de Tiradentes – Memória hodonímica”, do tiradentino, Rogério Paiva. Para encerrar, a banda Detonautas fez o show no Pátio da Prefeitura Municipal com um repertório próprio e de muita valorização do rock nacional.

FOTOS DO ANIVERSÁRIO DE TIRADENTES ESTÃO DISPONÍVEIS NO FACEBOOK DO JORNAL PANORAMA