Aconteceu na noite do dia 12 de janeiro, a chegada da Companhia de Reis em Seritinga. O evento contou com a realização de uma santa missa e, logo em seguida, os artistas se apresentaram com muita música e dança para todos os presentes.

            Duas companhias fizeram a festa: a anfitriã de Seritinga e uma de Carvalhos, ambas com componentes de diversas idades e muita alegria nos rostos. Quem foi até o Centro de Eventos da cidade teve contato com uma das festas mais tradicionais da nossa cultura.

            Antes das apresentações foi realizada uma missa no Salão Paroquial numa demonstração de fé dos presentes. Posteriormente, os presentes se deslocaram até o Centro de Eventos para as apresentações das Folias. A Companhia Três Magos, de Carvalhos, e a Companhia de Santos Reis, de Seritinga, fizeram a festa.

A Folia de Reis é praticada no catolicismo e tem o objetivo de relembrar a atitude dos Três Reis Magos que partiram em uma jornada a procura do Menino Jesus para dar-lhe presentes e fazer homenagens. Essa tradição ganhou força no Brasil no século XIX, mas até hoje se mantém viva nos estados de Minas Gerais, São Paulo, Bahia, Espírito Santo, Rio de Janeiro e Goiás.

Nestes festejos existem elementos musicais com a presença de vários instrumentos, como violões, violas, cavaquinhos, reco-reco, caixas e pandeiros. Esta manifestação revela a combinação de duas figuras da teologia: a epifania (aparição ou manifestação divina) e a hierofania (manifestação do sagrado em objetos, formas naturais ou pessoas), reúne, assim elementos sagrados e profanos.

Companhia de Santos Reis Unidos Pela Fé