A 10ª Jornada do Patrimônio Cultural de Minas Gerais, com o tema “Paisagem Cultural e Patrimônio Toponímico”, está sendo realizada entre 1º de agosto e 30 de setembro de 2025. Em Itambé do Mato Dentro, a Secretaria Municipal de Cultura se destaca na promoção de atividades que visam valorizar a identidade local e a memória territorial, além de resgatar a importância dos nomes que compõem a paisagem cultural da região.
Durante o evento, serão exibidos vídeos documentais curtos que retratam marcos históricos do município, como a Paróquia de Nossa Senhora das Oliveiras e outros sítios naturais emblemáticos. Essas exibições buscam não apenas informar, mas também sensibilizar a comunidade sobre a riqueza cultural que Itambé do Mato Dentro possui.
Uma das ações mais relevantes da programação é a valorização da Capela de Nossa Senhora da Conceição, localizada no povoado de São José dos Vazes. Esta iniciativa reforça a importância da preservação do patrimônio histórico e cultural, incentivando os moradores a se engajarem na proteção e valorização de suas raízes.
Da redação do Jornal Panorama com informações e fotos da Prefeitura de Itambé do Mato Dentro
Jornal Panorama Minas – Grande Circulação – Noticiando o Brasil, Minas e o Mundo – 50 anos de jornalismo ético e profissional